SóProvas


ID
1797979
Banca
FGV
Órgão
TJ-RO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

O emprego da protensão da armadura principal do concreto, sobretudo em lajes planas, tem demonstrado vantagens se comparadas ao concreto armado comum.

Uma dessas vantagens é que: 

Alternativas
Comentários
  • Vantagens concreto protendido:

    • Para uma mesma seção de viga ou laje, é possível vencer vãos maiores em concreto protendido do que em concreto armado. Isso significa um menor número de pilares numa edificação, com conseqüentes benefícios para garagens e vãos livres de salas, por exemplo. 

    • Maior controle sobre as deformações da estrutura, o que resulta em menor possibilidade de trincas em alvenarias, por exemplo. 

    Menor possibilidade de surgimento de patologias na estrutura, visto que é possível limitar ou mesmo eliminar totalmente as fissuras de flexão. 

    Menor prazo de execução da estrutura. 

    • Maior liberdade com respeito à concepção arquitetônica da edificação. Por exemplo, dentro de um certo limite, num mesmo edifício residencial, um determinado apartamento pode ter seus cômodos distribuídos de maneira diferente em relação a um outro, uma vez que não existirão vigas aparentes nos tetos. 

  • c) permite maior liberdade no posicionamento dos pilares, proporcionando maiores áreas livres;

    Ok. Concordo (os arquitetos "piram" com essa liberdade)

     

    d) possibilita a retirada antecipada dos escoramentos em função das tensões relativamente altas;

    Acredito que esse também é uma vantagem considerável na execução (isso agiliza muito a execução da atividade seguinte...pessoal da produção adora isso, rs).

     

    Quando executo a protensão, a peça "levanta". Isso aliviam as cargas nas formas, possibilitando a retirada das mesmas (total ou parcial).

  • A protensão da armadura principai do concreto vem evidenciando vantagens técnicas e econômicas comparativamente ao concreto armado (comum). As características do concreto protendido vêm sendo aproveitadas em edifícios, particularmente em lajes. Assim, por exemplo:

    - as deformações são menores do que no concreto com armadura passiva e na estrutura metálica equivalente;

    - o emprego de aços de alta resistência conduz a estruturas mais econômicas:

    - na laje protendida. as deformações oriundas do peso próprio podem ser completamente desprezadas:

    - como a laje protendida trabalha com tensões relativamente baixas, é possível a retirada antecipada do escoramento e das formas;

    - Há melhor comportamento da estrutura com relação às fissuras;

    - a ausência de vigas oferece vantagens evidentes para a execução da obra quanto à economia, tanto de material como de tempo;

    - vãos maiores e grande esbeltez diminuem o peso próprio, a carga sobre os pilares e fundações e a altura total do edifício;

    - a laje plana lisa protendida oferece maior resistência ao puncionamento:

    -a laje protendida permite maior liberdade no posicionamento dos pilares, proporcionando maiores áreas livres

    Livro: A técnica de Edificar- Yazigi

    Gabarito: C

    @arquitetamanuprado