-
Só bastava saber o que é o regime de competência:
Página 23 - CASP 5ªed:
Registro dos fatos que afetam o patrimônio público segundo o regime de competência: as variações patrimoniais
aumentativas (VPA) e as variações patrimoniais diminutivas (VPD) registram as transações que
aumentam ou diminuem o patrimônio líquido, devendo ser reconhecidas nos períodos a que se referem,
segundo seu fato gerador, sejam elas dependentes ou independentes da execução orçamentária.
Ora, se em dezembro você teve funcionários trabalhando surge aí uma obrigação sua: pagá-los devidamente. Portanto, temos que o passivo irá aumentar. E só temos isso na letra D.
O regime de caixa diz que deve-se registrar um fato no momento que ocorre a transação financeira (quando se recebe/paga pelo bem/serviço). O termo redução de despesa é um pouco confuso mas é só pensar que os funcionários trabalharam o mês inteiro e (ainda) não receberam por isso, fazendo com que a empresa deixe de ter uma despesa, reduzindo-a.
Abraço! Bons estudos.
-
Nada justifica o absurdo termo "redução de despesa". Isso é falta de criatividade para fazer questões, aí o examinador inventa um termo pra tentar pegar alguém. Ridículo.
-
O termo redução da despesa ficou confuso.
-
Fiz assim: sabendo que no regime de competência o lançamento seria um crédito em salários a pagar no passivo e um débito em despesas com salários no resultado, acarretaria tanto um aumento do passivo como um aumento da despesa, vi que somente na letra D havia o termo "aumento do passivo" para o regime de competência, daí a razão de eu ter marcado o gabarito.
espero ter ajudado.
-
questão mal elaborada
-
Bem gente, os lançamentos contábeis pelos dois regimes ficam assim:
1 - Regime de Caixa: (o fato só é escriturado no momento do pagamento, ou seja, no 5º dia do mes seguinte)
D - Despesas com salarios
C - Banco conta movimento
Como as demonstraçoes fecharam em 31 de dezembro esse lançamento não teria sido feito ainda - a banca julgou isso como uma redução de despesa;
2 - Regime de competência: (aqui a despesa é reconhecida independente do pagamento)
D - despesa com salarios
C - Salarios a pagar (passivo circulante)
quando o pagamento for realizado no 5º dia:
D - salarios a pagar
C - Banco conta movimento
Logo, em 31 de dezembro quando as demonstrações fossem fechadas os salarios não teriam sido pagos ainda, eles estariam no passivo da empresa - a banca considerou um aumento do passivo.
-
Regime de caixa e pelo regime competência. Quais as diferenças?
No Regime de Competência, o registro do evento se dá na data que o evento aconteceu. Já no Regime de Caixa, é o oposto, onde consideramos o registro dos documentos na data de pagamento ou recebimento.
LOGO:
No regime de caixa, no mês de dezembro, ocorrerá uma redução de despesa (pois os funcionários trabalharam, mas não receberam). E no regime de competência, ocorre aumento do passivo (pois o que conta é o fato gerador - trabalho dos funcionários, independente da data do pagamento).
-
Mas qual é a diferença entre os itens B e D? São as mesmas coisas, mas em ordem diferente.
-
Eduardo, a diferença entre os itens b) e o d) se deve a palavra respectivamente...pelo regime de caixa ocorre uma despesa em dezembro e pelo regime de competência, aumento de passivo (salários a pagar), necessariamente nesta ordem!
-
O passivo sempre fica do lado direito da tabela
-
Eu acertaria a questão em razão de ter certeza que, pelo regime de competência, no caso em tela, haveria um aumento do passivo. A redução de despesa utilizada pela banca foi algo bem esquisito! Mas deu para entender. Questão mal elaborada.
-
-
GAB: D
Regime de compretencia = Sempre de acordo com o FATO GERADOR. Ou seja não interassa se vai pagar agora ou daqui um ano, o fato gerador é agora,então o registro de despesa é agora.
Sabendo a ideia de um dos regimes já dava pra matar a questão bem de boa.
-
DICA DO BETA
pra quem está acostumado com questão de CERTO ou ERRADO e pega essas de múltiplas escolhas você tem que buscar o ERRO DAS ALTERNATIVAS..
Eu eliminei A,C,E
fiquei entre B e D.. logo percebi que para no mês de dezembro os caras trabalharam e não foram pagos.. ou seja NAO SAIU DINHEIRO DO CAIXA.. logo, no regime de CAIXA isso representa uma REDUÇÃO DA DESPESA, visto que a empresa não precisou pagar os funcionários naquele mês pelos dias trabalhados naquele mês..
No regime de competência, a empresa contraiu uma OBRIGACÃO (aumento do passivo) de pagar o salário..
logo marquei letra D sem medo
-
Questão confusa, não foi especificado o marco temporal dos fatos contábeis pedidos...a resposta muda completamente se for considerado o inicio ou final do mês....parece que a banca quis conforme o inicio.