SóProvas


ID
1799068
Banca
NC-UFPR
Órgão
COPEL
Ano
2013
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

“Programa ou parte de um programa de computador, normalmente malicioso, que se propaga infectando, isto é, inserindo cópias de si mesmo e se tornando parte de outros programas e arquivos de um computador”. Esse conceito refere-se a:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito E: 

    Vírus é um programa ou parte de um programa de computador, normalmente malicioso, que se propaga inserindo cópias de si mesmo e se tornando parte de outros programas e arquivos.

    Para que possa se tornar ativo e dar continuidade ao processo de infecção, o vírus depende da execução do programa ou arquivo hospedeiro, ou seja, para que o seu computador seja infectado é preciso que um programa já infectado seja executado.

    O principal meio de propagação de vírus costumava ser os disquetes. Com o tempo, porém, estas mídias caíram em desuso e começaram a surgir novas maneiras, como o envio de e-mail. Atualmente, as mídias removíveis tornaram-se novamente o principal meio de propagação, não mais por disquetes, mas, principalmente, pelo uso de pen-drives.

    Há diferentes tipos de vírus. Alguns procuram permanecer ocultos, infectando arquivos do disco e executando uma série de atividades sem o conhecimento do usuário. Há outros que permanecem inativos durante certos períodos, entrando em atividade apenas em datas específica

  • Até acertei a questão, mas o enunciado pode estar equivocado ao dizer que vírus é normalmente malicioso. Ao meu ver um vírus sempre será malicioso!

  • O "malware", termo do inglês "malicious software" (software nocivo ou software malicioso), é um software destinado a infiltrar-se em um sistema de computador alheio de forma ilícita, com o intuito de causar alguns danos, alterações ou roubo de informações (confidenciais ou não).

  • Resposta: E (vírus)

    a) Cavalo de Tróia - Trojan ou Cavalo de Tróia é um programa que se esconde dentro de outro, legítimo, com o objetivo de abrir uma porta para que o hacker mal intencionado tenha acesso ao computador infectado.

    b) Malware - programa do mal, software malicioso. Podem ser: Vírus (infecta o arquivo).

    Worm (ou Vermes) – não precisam infectar arquivos. Eles instalam um sistema completo para o seu funcionamento. Geralmente é um arquivo executável (.exe).

    c) Spam - mensagem eletrônica recebida mas não solicitada pelo usuário.

    d) Spyware - são softwares espiões, que se forem instalados no sistema do usuário, realizam o monitoramento de suas atividades e enviam as informações coletadas para terceiros, por meio da internet. 

  • Acrescento o comentário:

     

    Worm

     

    Diferentemente do vírus, este malware não se propaga por meio da inclusão de cópias de si mesmo em outros programas ou arquivos, mas sim pela execução direta de suas cópias ou pela exploração automática de vulnerabilidades existentes em programas instalados em computadores.

     

    Virus

     

    É comum pessoas chamarem de vírus todo e qualquer programa com fins maliciosos, mas o termo malware é a denominação mais adequada. Vírus é um programa ou parte de um programa, normalmente malicioso, que se propaga inserindo cópias de si mesmo e se tornando parte de outros programas e arquivos.

     

     Para que possa se tornar ativo e dar continuidade ao processo de infecção, o vírus depende da execução do programa ou arquivo hospedeiro, ou seja, para que o computador ou o dispositivo seja infectado é preciso que um programa, já infectado, seja nele executado.

     

    Os meios de propagação de vírus mais comuns são os e-mails e as mídias removíveis, principalmente os pen-drives. Mas também existem vírus de macro, que tentam infectar arquivos do Microsoft Office, por exemplo, vírus escritos em linguagem de script, dentre outros.

     

    Alguns vírus procuram permanecer ocultos, infectando arquivos do disco e executando uma série de atividades sem o conhecimento do usuário. Há outros que permanecem inativos durante certos períodos, entrando em atividade apenas em datas específicas.

     

    Obs.: Atualmente os vírus conseguem infectar telefones celulares, e tablets. O primeiro vírus de celular conhecido surgiu em 2004. Esses vírus de celular se espalham através do acesso do celular à internet, anexos MMS, SMS e bluetooth.

     

  • GABARITO E


    Vírus:

    - destrói, modifica, danifica arquivos

    - multiplica no computador

    - o vírus necessita de um programa hospedeiro

    - o fato de estar inserido em arquivos não é problema, o problema é executar os arquivos com vírus. 

     

    Worm - NÃO É IGUAL AO VÍRUS 

    - é um malware que se auto multiplica. Não precisa de um programa hospedeiro.

    - não destroi arquivo

    - não precisa de um hospedeiro

    - se auto multiplica 


    bons estudos

  • GABARITO E


    Vírus:

    - destrói, modifica, danifica arquivos

    - multiplica no computador

    - o vírus necessita de um programa hospedeiro

    - o fato de estar inserido em arquivos não é problema, o problema é executar os arquivos com vírus. 

     

    Worm - NÃO É IGUAL AO VÍRUS 

    - é um malware que se auto multiplica. Não precisa de um programa hospedeiro.

    - não destroi arquivo

    - não precisa de um hospedeiro

    - se auto multiplica 


    bons estudos

  • “Programa ou parte de um programa de computador, normalmente malicioso, que se propaga infectando, isto é, inserindo cópias de si mesmo e se tornando parte de outros programas e arquivos de um computador”. Esse conceito refere-se a:

    E) Vírus.

    Existe vírus que não é malicioso? Eu não sei, se alguém souber....