-
Letra D
Materiais críticos (especiais) são aqueles de difícil obtenção, que possuem caracterísitcas únicas. Os custos de sua estocagem são elevados, no entanto a organização acredita que, em um momento oportuno, ele será muito útil. Portanto, podemos concluir que esses materiais não são abundantes.
-
Gabarito: d)
MATERIAIS CRÍTICOS
Classificação pertinente a empresas industriais. São materiais de reposição específica de um equipamento ou de um grupo de equipamentos iguais, cuja demanda não é previsível e cuja decisão de estocar é tomada com base na análise de risco que a empresa corre, caso esses materiais não estejam disponíveis quando necessário. Utilizando linguagem comum, material crítico é como seguro de vida: todos têm mas não querem utilizá-lo. Por serem sobressalentes vitais de equipamentos produtivos, devem permanecer estocados até sua utilização, não estando, portanto, sujeitos ao controle de obsolescência. O próprio conceito induz que deve haver pouquíssimos materiais críticos cadastrados.
Por problemas na obtenção
* Material importado
* Existência de um único fornecedor
* Escassez no mercado
* Material estratégico
* De difícil fabricação ou obtenção
Por razões econômicas
* Material de elevado valor
* Material com elevado custo de armazenagem
* Material com elevado custo de transporte
Por problemas de armazenagem e transporte
* Material perecível
* Material de alta periculosidade
* Material de elevado peso
* Material de grandes dimensões
Por problemas de previsão
* Material com utilização de difícil previsão
Por razões de segurança
* Material de reposição de alto custo
* Material para equipamento vital da produção
Fonte: Administração de Materiais - Um Enfoque Prático - João José Viana.
-
GAB D
Materiais Críticos (criticidade): são materiais de reposição específica de um equipamento, de demanda imprevisível e cuja decisão de estocar é tomada com base na análise de risco que a empresa corre, caso esses materiais não estejam disponíveis quando necessário. Deve-se manter em estoque por risco de precisar dele. Não estão sujeitos ao controle de obsolescência. Exemplo de como identificar esses itens: um material importado e sua demora para receber, material de elevado valor; de difícil fabricação, etc.
FONTE: MEUS RESUMOS
-
Materiais Críticos São os materiais merecedores de atenção especial do gestor, por diversos motivos – sejam eles financeiros, operacionais, de segurança ou outros. Os principais motivos são:
*razões econômicas = materiais escassos no mercado, materiais de alto valor, ou, ainda, de custos significativos de transporte e armazenagem;
* razões de armazenagem, manuseio e transporte = materiais de alta periculosidade, ou perecíveis, ou, ainda, de elevados peso e dimensão.
* razões de planejamento = materiais de difícil previsão de consumo, pela organização.
fonte.ENAP
-
GABARITO: LETRA D
Materiais Críticos:
Classificação muito utilizada por indústrias. São materiais de reposição específica, cuja demanda não é previsível e a decisão de estocar tem como base o risco. Por serem sobressalentes vitais de equipamentos produtivos, devem permanecer estocados até sua utilização, não estando, portanto, sujeitos ao controle de obsolescência.
A quantidade de material cadastrado como material crítico dentro de uma empresa deve ser mínima.
Os materiais são classificados como críticos segundo os seguintes critérios:
1.Críticos por problemas de obtenção: material importado; único fornecedor; falta no mercado; estratégico e de difícil obtenção ou fabricação.
2.Críticos por razões econômicas: materiais de valor elevado com alto custo de armazenagem ou de transporte.
3.Críticos por problemas de armazenagem ou transporte: materiais perecíveis, de alta periculosidade, elevado peso ou grandes dimensões.
4.Críticos por problema de previsão: ser difícil prever seu uso
5.Críticos por razões de segurança: materiais de alto custo de reposição ou para equipamento vital da produção."
FONTE: http://oadministradormoderno.blogspot.com/2011/11/classificacao-de-materiais.html