-
Cumprindo as ordens os governadores adotaram a política de aldeamento, promovendo o controle e a supervisão dos índios por autoridades leigas ou religiosas.
-
-
As instruções dadas aos governadores ordenavam: “tentem primeiro todos os meios de suavidade e persuasão para reduzir os índios bravos a viver civilizados [...] a Divina Providência não permitiu estender o poder desta Monarquia nessas vastas regiões para destruir, ou reduzir à escravidão os naturais habitantes delas, mas para os trazer ao conhecimento da religião, e para mudar seus bárbaros costumes em outros humanos, e mais úteis para sua própria conservação”.
GAB.: A.
-
É só lembrar dos jesuítas que falavam que o índio tinha que ser catequizado.
-
a) aldeamento, promovendo o controle e a supervisão dos índios por autoridades leigas ou religiosas.
-
Gabarito "A"
Esta aldeia sofreu um aldeamento, ou seja, ela foi reeducada pelos portugueses (jesuítas) que imposeram sua cultura aos índios.
-
Aculturação.
-
Lendo o enunciado dava pra matar a questão.
-
Descidas, cujo objetivo era catequizar os índios e buscar novos conhecimentos medicinais.
-
Ham, "Sua competência prestacional é estabelecida explicitamente pela Constituição Federal em caráter enumerativo e exaustivo, quando se trata da União."
acho que no negrito está a sua resposta
-
A política adotada pelos governadores para tentar “domesticar e catequizar” os indígenas em Goiás ficou conhecida como ALDEAMENTO, que se desenvolvia pelo controle e a supervisão dos índios por autoridades leigas ou religiosas (jesuítas).
Por meio dessa aproximação entre europeus e indígenas, buscava-se alcançar o aculturamento destes. Ou seja, que estes abrissem mão seus conhecimentos e valores culturais.
Resposta: A
-
SIMPLIFICANDO...
ALDEAMENTO = educar, catequizar e praticar a religiosidade conduzido por uma autoridade leiga ou religiosa.
#pmgo