-
No telegrama fala de “trazer a liberdade ao povo goiano escravizado”, “inauguração do regime de moralidade administrativa”, “regime de liberdade e justiça”, “reivindicação dos direitos e liberdades públicas”, “emancipação da oligarquia Caiado em nosso Estado” tudo isso se refirindo a afirmação da ideologia progressista e modernizante no estado.
-
Gabarito D
A queda da Bolsa de Nova York e a revolução de 1930 foram fatos que trouxeram a modernização e industrialização para grande parte do Brasil e Goiás foi beneficiado diretamente, lembrando que em seguida vieram as construções de Goiânia e Brasília.
-
-
A Revolução de 1930, embora sem raízes próprias em Goiás, teve uma significação profunda para o Estado. É o marco de uma nova etapa histórica. Esta transformação não se operou imediatamente no campo social, mas no campo político. Não foi popular, nem sequer uma revolução de minorias com objetivos sociais. A consciência social não havia atingido tal ponto e faltava organização de classe. Foi feita por grupos heterogêneos da classe dominante descontente em Minas Gerais e Rio Grande do Sul, de militantes tenentistas e das classes médias, sem uma ideologia determinada e coerente, aglutinados por sua repulsa à ordem política estabelecida na República Oligárquica.
A Revolução não provocou muita mudança social, mas sem dúvida trouxe uma renovação política, com transformações profundas e decisivas no estilo de governo, que buscou decididamente o desenvolvimento. Ocorreu a construção de Goiânia.
Créditos: GEO-HISTÓRIA DE GOIÁS E ATUALIDADES – Professor Kanduka Oliveira – GOIÂNIA (GO)
-
a afirmação da ideologia progressista e modernizante no estado.
-
d) a afirmação da ideologia progressista e modernizante no estado.
-
Gabarito "D"
A revolução de 30, foi o momento de um “tempo novo”, para um “novo governo” que lutava para o “progresso”, e que a cidade de Goiânia veio a ser o símbolo do desenvolvimento, do progresso e da modernidade para o Estado de Goiás.
-
Sobre a letra C:
A revolução não provocou nenhuma mudança social.
Palacin, pg 103.
-
Pedro Ludovico Teixeira, interventor de Goiás, trazia uma ideologia de modernidade e progresso para Goiás, mas na verdade, seu primeiro objetivo era se livrar dos cuzões dos CAIADOS e, por isso, sua primeira missão era mudar a capital para Goiânia, já que por onde ele andava, ele se deparava com um apoiador da Família CAIADO...
-
a) Houve apenas mudança da oligarquia que comandaria o estado. ITEM INCORRETO.
b) Não houve rompimento com a estrutura fundiária. Havia, inclusive, o interesse em explorar ainda mais a vocação agropecuária do estado. ITEM INCORRETO.
c) Houve uma diminuição da participação popular. ITEM INCORRETO.
d) ITEM CORRETO.
Resposta: D