SóProvas


ID
1802824
Banca
FGV
Órgão
Câmara Municipal de Caruaru - PE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

A Lei nº 11.638/2007 restringiu o conceito do Ativo Diferido, enquanto a Lei nº 11.941/2009 extinguiu esse subgrupo. Determinada sociedade empresária possuía, em 31/12/2008, R$ 600.000,00 no subgrupo Ativo Diferido e efetuou diversas reclassificações.

Assinale a opção que indica a reclassificação incorreta. 

Alternativas
Comentários
  • RESOLUÇÃO CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE - CFC Nº 1.159 DE 13.02.2009

     

    25. Dessa forma, na data de transição (1º/01/08), as entidades devem analisar o saldo existente nesse subgrupo na data de 31/12/07 e, se for o caso, reclassificar: 

    (a) para o ativo imobilizado aqueles gastos vinculados ao processo de preparação e colocação em operação de máquinas e equipamentos. Tais gastos incluem todos os custos vinculados à sua aquisição ou construção e todos os demais necessários a colocá-los em condições de funcionamento (transporte, seguro, tributos não recuperáveis, montagem, testes, etc.);  (LETRAS A e B)

    (b) para o intangível aqueles gastos que se enquadrarem nesse conceito, em conformidade com a NBC TG 13 - Adoção Inicial da Lei nº. 11.638/07 e da Medida Provisória nº. 449/08; e 

    (c) para o resultado do período os demais gastos pré-operacionais de treinamento de pessoal administrativo ou de pessoal de vendas ou outros que não se qualifiquem nas alíneas (a) e (b). (LETRAS C e D)

  • As seguintes possibilidades podem ser realizadas com relação aos saldos existentes no extinto Ativo Diferido:

    – Reclassificação do saldo em outro grupo do Balanço Patrimonial

    Caso não possam ser reclassificados, restam ainda duas possibilidades:

    – Baixa dos ativos diferidos contra a conta Lucros ou Prejuízos Acumulados

    – Manutenção das contas do Ativo Diferido ante a completa baixa

    A partir disso vamos analisar as alternativas.

    a) Correta. Se os saldos existentes no Diferido estiverem relacionados a gastos com montagem e testes vinculados à construção de máquinas devem ser reclassificados para o ativo imobilizado.

    b) Correta. Se os saldos existentes no Diferido estiverem relacionados a gastos com transporte e seguro vinculados à aquisição de máquinas devem ser reclassificados para o ativo imobilizado.

    c) Correta. Gastos com treinamento não podem ser ativados (nem no Imobilizado nem no Intangível). Desta forma, as únicas opções restantes seriam: baixa conta a conta Lucros ou Prejuízos Acumulados; Manutenção dos saldos até sua completa amortização.

    d) Correta. Os gastos pré-operacionais de treinamento de pessoal de vendas devem ser reclassificados para o resultado.

    e) Incorreta. Não existe tal possibilidade. A entidade deverá apropriar eventuais despesas pré-operacionais que não puderem se reclassificadas ou baixadas cobra o resultado diretamente contra a conta Lucros ou Prejuízos Acumulados ou manter o saldo no Ativo Diferido, amortizando-o em até 10 anos.

  • e) Incorreta. Não existe tal possibilidade. A entidade deverá apropriar eventuais despesas pré-operacionais que não puderem se reclassificadas ou baixadas cobra o resultado diretamente contra a conta Lucros ou Prejuízos Acumulados ou manter o saldo no Ativo Diferido, amortizando-o em até 10 anos.

    Igor Cintra