1. Análise de despesa por natureza:
De acordo com esse método de classificação, as despesas são agregadas na demonstração do resultado de acordo com sua natureza (por exemplo, depreciações, compras de materiais, despesas com transporte, benefícios a empregados e despesas com publicidade), e não são realocadas en tre as várias funções dentro da empresa.
2. Análise de despesa por função:
De acordo com esse método de classificação, as despesas são agregadas de acordo com sua função, como parte do custo dos produtos e serviços vendidos, por exemplo, das despesas de distribuição ou das atividades administrativas. No mínimo, a empresa divulga seu custo dos produtos ou serviços vendidos, de acordo com esse método, separadamente de outras despesas.
CPC 26
99. A entidade deve apresentar uma análise das despesas utilizando uma classificação baseada na sua natureza, se permitida legalmente, ou na sua função dentro da entidade, devendo eleger o critério que proporcionar informação confiável e mais relevante, obedecidas as determinações
legais.
101. As despesas devem ser subclassificadas a fim de destacar componentes do desempenho que possam diferir em termos de frequência, potencial de ganho ou de perda e previsibilidade. Essa análise dever ser proporcionada em uma das duas formas descritas a seguir, obedecidas as disposições legais.
102. A primeira forma de análise é o método da natureza da despesa. As despesas são agregadas na demonstração do resultado de acordo com a sua natureza (por exemplo, depreciações, compras de materiais, despesas com transporte, benefícios aos empregados e despesas de publicidade), não sendo realocados entre as várias funções dentro da entidade. Esse método
pode ser simples de aplicar porque não são necessárias alocações de gastos a classificações funcionais.
103. A segunda forma de análise é o método da função da despesa ou do “custo dos produtos e serviços vendidos”, classificando-se as despesas deacordo com a sua função como parte do custo dos produtos ou serviços vendidos ou, por exemplo, das despesas de distribuição ou das atividades administrativas. No mínimo, a entidade deve divulgar o custo dos produtos e serviços vendidos segundo esse método separadamente das outras despesas. Esse método pode proporcionar informação mais relevante aos usuários do que a classificação de gastos por natureza, mas a alocação de despesas às funções pode exigir alocações arbitrárias e envolver considerável julgamento.
VAMOS PARA QUESTÃO
a) Despesa de depreciação e despesa de vendas são contas classificadas de acordo com a natureza.
Despesa de depreciação (natureza) e despesa de vendas (função)
b) Materiais consumidos e despesas de propaganda são contas classificadas de acordo com a natureza.
Materiais consumidos (natureza) e despesas de propaganda (natureza)
c) Despesa de transporte e despesas de vendas são contas classificadas de acordo com a natureza.
Despesa de transporte (natureza) e despesas de vendas (função)
d) Imposto sobre a renda e contribuição social e materiais consumidos são contas classificadas de acordo com a função.
Imposto sobre a renda e contribuição social (NÃO SEI) e materiais consumidos (natureza)
e) Despesas administrativas e despesas de transporte são contas classificadas de acordo com a função.
Despesas administrativas (função) e despesas de transporte (natureza)