SóProvas


ID
1804690
Banca
FGV
Órgão
COMPESA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O desenho de um plano de benefícios deve levar em conta o princípio do retorno do investimento e o princípio da mútua responsabilidade.

Com relação a esses dois princípios, analise as afirmativas a seguir.

I. O princípio do retorno do investimento salienta que todo benefício deve ser concedido aos funcionários desde que não traga algum retorno à organização.

II. O princípio da mútua responsabilidade salienta que o custeio dos benefícios sociais deve ser compartilhado entre a organização e os funcionários beneficiados.

III. O princípio do retorno do investimento considera que esse retorno pode ser avaliado segundo o aumento da produtividade, a melhoria da qualidade ou a retenção de talentos.

Assinale:

Alternativas
Comentários
  • Oi? Resposta certa é a letra C? Questões de Concursos acho que tem um erro no site. 

  • Alguém saberia esclarecer esta questão? Eu só vejo a afirmativa III como correta.

  • 1. 0 principia do retorno do investimento salienta que todo beneficia deve ser concedido aos funcionarios desde que traga algum retorno a organizac;:ao. Esse retorno pode ser avaliado em termos de aumento da produtividade, elevac;:ao do moral, melhoria da qualidade, retenc;:ao de talentos ou qualquer outro indicador. Em uma economia de livre iniciativa, a organizac;:ao tambem deve se beneficiar de todo beneffcio oferecido ao pessoal. Isso significa que todo beneffcio deve trazer alguma contribuicão a organizac;:ao, no sentido de compensa-lo ou reduzi-lo, trazendo algum retorno

    2 principio da mutua responsabilidade salienta que o custeio dos beneffcios sociais deve ser compartilhado entre a organizacão e os funcionarios beneficiados. Ou, pelo menos, a concessao de urn beneffcio deve repousar na solidariedade das partes envolvidas. A mutua responsabilidade e caracteristica das pessoas que cooperam entre si para promover urn prop6sito de interesse comum. Alguns pacotes de beneffcios sao totalmente pagos pela organizac;:ao, como o servic;:o social, o pagamento de horas nao-trabalhadas etc. Outros sao rateados, isto e, sao pagos em proporc;:6es, que variam, entre a organizac;:ao e o funcionario, como refeic;:6es, transporte, assistencia educacional etc. Outros, ainda, sao pagos totalmente pelos funcionarios, como seguro de vida em grupo, cooperativa de consumo ou convenio com supermercados etc.

     

    Chiavenato - GP -  pág. 347.

     

    alguém pode formatar, por favor;

    Não sei pq não está permitindo corrigir os erros. Grato!

  • Possíveis problemas de um programa de benefícios sociais

    Acusação de paternalismo

    Custos excessivamente elevados

    Perda da vitalidade quando benefício torna-se hábito

    Manutenção dos trabalhadores menos produtivos

    Negligência quanto as informações do benefícios

    Relações questionáveis entre motivação e produtividade

      Benefícios sociais típicos de executivos

    Automóvel e despesas de manutenção e combustível

    Títulos de clubes sociais

    Aluguel de residência

    Telefone residencial e despesas

    Plano de férias especiais

    Despesas de viagem a serviço (do cônjuge)

    Cartões de créditos

    Seguro de vida especial

    Plano especial de aposentadoria

    Horário flexível

    Despesa de educação de dependentes 

    Restaurante especial para executivos

    Objetivos e Critérios de programa de benefícios

    Objetivos:

    - Redução da rotatividade

    - Elevação da moral

    - Realce da segurança

     

    Critérios:

    - Custo do programa

    - Capacidade de pagamento

    - Necessidade real

    - Poder do sindicato

    - Relações públicas

    - Responsabilidade social

     

     

     

     

              Existem alguns princípios que são utilizados como critérios no balizamento dos serviços e benefícios sociais que a organização pretende implantar ou desenvolver , são eles:

     

    Princípio do retorno de investimento

    Em uma economia de iniciativa privada, o princípio básico orientador deve ser o de que não se deve empreender voluntariamente nenhum benefício ao funcionário a menos que haja algum retorno para a organização, como aumento da produtividade e da moral por parte dos funcionários.

    Princípio da mutua responsabilidade

    O custeio dos benefícios sociais deve ser de mutua responsabilidade, isto é, os custos dos benefícios devem ser sempre compartilhados entre a organização e os funcionários beneficiados. Ou pelo menos a concessão de um benefício deve repousar na mutua solidariedade das partes envolvidas.

    (PIOR QUE TÁ CERTA KKKK)

  • Apenas a assertiva "I" está incorreta. As outras apresentam exatamente a descrição dos conceitos apresentados

     

    I. O princípio do retorno do investimento salienta que todo benefício deve ser concedido aos funcionários desde que não traga algum retorno à organização (dava pra invalidar essa assertiva até pelo senso comum. Como que o princípio do retorno do investimento não iria preconizar o retorno à organização? Sem sentido, né?)

     

    O princípio do retorno do investimento salienta que todo benefício deve ser concedido aos funcionarios desde que traga algum retorno à organização, ou seja, não se deve empreender voluntariamente nenhum benefício ao funcionário a menos que haja algum retorno para a organização, como aumento de produtividade e do moral por parte dos funcionários, redução do absenteísmo e da rotatividade, melhoria da qualidade e tantos outros indicadores. Assim, todo o benefício deve trazer uma contribuição para a organização de maneira a ser igual aos seus custos ou pelo menos no sentido de compensá-los ou reduzi-los, como forma de retorno do investimento.

     

    O principio da mútua responsabilidade salienta que o custeio dos beneffcios sociais deve ser compartilhado entre a organizacão e os funcionarios beneficiados. Ou, pelo menos, a concessão de urn beneffcio deve repousar na solidariedade das partes envolvidas. A mútua responsabilidade é caracteristica das pessoas que cooperam entre si para promover urn propósito de interesse comum

     

    ------------------- 

    Gabarito: C