SóProvas


ID
1804936
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Roteadores são os dispositivos encarregados de encaminhar pacotes de uma rede para outra. Para determinar para onde enviar um pacote recebido o roteador faz uso de uma tabela de roteamento que pode ser estática ou dinâmica. As tabelas dinâmicas são montadas utilizando-se protocolos de roteamento interiores ou exteriores a uma rede ou conjunto de redes que está sob uma única administração ou política de roteamento. O protocolo de roteamento interior que envia mensagens de atualização de roteamento em intervalos regulares de tempo ou quando a topologia da rede é alterada, e que utiliza uma única métrica para roteamento (a contagem de saltos, ou hops) para medir a distância entre a rede de origem e a de destino, é o protocolo:

Alternativas
Comentários
  • Protocolo RIP (VD- Vetor de distância) – É um protocolo dinâmico

    É um protocolo de roteamento intradomínio, usado dentro de um sistema autônomo. Ele é um protocolo muito simples, baseado no roteamento por vetor de distância. No protocolo de roteamento dinâmico RIP, a métrica utilizada para estabelecer a rota utiliza a quantidade de (hops)saltos entre roteadores.

  • O protocolo RIP é baseado em uma troca de mensagens entre os roteadores que utilizam o protocolo RIP. Cada mensagem do RIP contém uma série de informações sobre as rotas que o roteador conhece (com base na sua tabela de roteamento atual) e a distância do roteador para cada uma das rotas. O roteador que recebe as mensagens, com base na sua distância para o roteador que enviou a mensagem, calcula a distância para as demais redes e grava estas informações em sua tabela de roteamento. É importante salientar que distância significa hope, ou melhor, o número de roteadores existentes em um determinado caminho, em uma determinada rota.
    http://juliobattisti.com.br/artigos/windows/tcpip_p14.asp
  • Complementando:

    ARP - Faz o mapeamento entre endereços MAC e IP. É de camada 3 e pode mapear tanto por Ethernet, Token-Ring, FDDI, etc. Também é usado ara testar se o IP está em uso. Ao iniciar, o PC envia um ARP Request para seu próprio endereço. Se alguma estação responder ao Request, não inicia a interface e retorna um erro ˜Duplicate IP Address Found˜. Serve para achar o MAC a partir do IP.

    IGMP - utilizado para multicast, sendo parte do protocolo IP. O roteador mantém listas com membros do multicast em suas tabelas. Tem 3 tipos de mensagem: Host Membership Query - enviada pelo roteador para descobrir hosts e grupos; Host Membership Report - resposta do host; e Leave group - o host deixa o grupo.

    BGP -  usado inter-ASs. Oferece às AS meios de obter informações de ASs vizinhos, propaga informação de atingibilidade a todos os roteadores internos ao AS, e determinar rotas "boas" para sub-redes com base na informação de atingibilidade e na política do AS. O BGP também é responsável pelo anúncio da AS para a internet, como se fosse um grito de "Ei internet! Eu estou aqui!!!".

  • Complementando:

    De acordo com o site 

    www.teleco.com.br/tutoriais/tutorialgprs/pagina_3.asp

    O Radio Link Control (RLC) é um protocolo de controle de rádio que  fornece um radio-solution-dependent relible link. A função de cotrole de acesso ao meio (MAC) controla a sinalização de acesso ao canal de radio, e o mapeamento dos frames LLC nos canais físicos RF gsm. RLC/MAC é definido em GSM 4.60.