-
Teremos aí a negociação " Negociação significa, de fato, uma situação na qual cada ponto que requer acordo seja tratado de forma a buscar satisfazer as necessidades de ambas as partes, que esperam melhorar a situação em que encontravam anteriormente."
http://promenino.org.br/projetos/conflitos-negociacao-e-cooperacao
-
NA COMPETIÇÃO GERALMENTE A PARTE NÃO EXPÕE SEUS INTERESSES, POIS SABE QUE IRÁ COLOCÁ-LO EM UMA POSIÇÃO DE SUPERIORIDADE (VANTAGEM) EM RELAÇÃO A OUTRA. ACREDITO QUE NESTE CASO OCORREIA A COLABORAÇÃO OU O COMPROMISSO.
ACOMODAÇÃO: O SUJEITO PREFERE CONCORDAR E APOIAR SEU OPOSITOR.
COMPROMISSO: AMBAS AS PARTES OU GRUPOS CEDEM PARTE DE SEUS INTERESSES EM BUSCA DE UM "MELHOR CAMINHO".
COLABORAÇÃO: É O OPOSTO DA COMPETIÇÃO; OS DOIS LADOS DO CONFLITO BUSCAM UMA SITUAÇÃO ''GANHA-GANHA'', COM UM COMPROMETIMENTO ENTE AS PARTES DO CONFLITO.
EVITAÇÃO: REPRESENTA A FUGA DO CONFLITO, FINGE QUE O CONFLITO NÃO EXISTE OU O IGNORA.
COMPETIÇÃO: NESTE ESTILO A PESSOA QUER ATENDER AOS SEUS DESEJOS SEM SE PREOCUPAR COM O OUTRO. NESTE ESTILO, ''GANHA-PERDE'', UM SERÁ O VENCEDOR E OUTRO PERDEDOR.
GABARITO ERRADO
-
Se em uma situação de conflito o negociador expressar suas reais necessidades, poderá ocorrer competição entre as partes. Resposta: Errado.
Comentário: diante do conflito o negociador expõe suas reais necessidades para a colaboração entre eles, tendo em vista que a competição exigiria um comando autoritário do negociador.
-
A questão diz "poderá". (PROBABILIDADE).
Não fala de caso A, B ou C...
Diz apenas que se o negociador expor suas necessidades, PODERÁ ocorrer competição entre as partes.
A probabilidade tem que ser vista com muita cautela.
Não vejo erro algum.
Se existe algo na literatura que prove este erro, alguém poste, por gentileza.
-
quando há conflitos e divergências de ideias, a negociação visa encontrar um ponto de equilíbrio entre as partes para que os objetivos organizacionais, bem como o sucesso da mesma sejam garantidos.
Martinelli (2015, p.1) destaca que a negociação é um método que busca tornar as relações continuas, procurando sempre os objetivos em comum dos envolvidos, entendendo que satisfazer todos os interessados é vital para que haja uma negociação de sucesso.
o processo de negociação atualmente possui como foco principal ser uma relação do tipo “ganha-ganha”, onde os interesses não são simplesmente antagônicos entre si, mas complementares.
-
O problema da Gestão de Pessoas é que tendemos a responder pela lógica, ou analisando pelo PORTUGUÊS, e assim fazendo pensamos que isso PODERIA OCORRER OU NÃO, porém a questão está embasada RESOLUÇÃO DE CONFLITOS POR RALPH E THOMAS, em que temos:
COMPETIÇÃO (TUBURÃO) – Alta assertividade e Baixa cooperação
COLABORAÇÃO (CORUJA) – Alta assertividade e Alta cooperação
COMPROMISSO – Média assertividade e Média cooperação
ABSTENÇÃO – Baixa assertividade e Baixa cooperação
ACOMODAÇÃO – Baixa assertividade e Alta cooperação
Perceba que o único momento em que a ALTA ASSERTIVIDADE (As necessidades próprias) e a BAIXA COOPERAÇÃO (Tendo em vista que estamos diante de um conflito) se encontram é justamente na COMPETIÇÃO, portanto a questão torna-se errada ao dizer que PODE, sendo que o certo e OCORRERÁ COM CERTEZA, pois os demais ou há a alta assertividade do gestor em contra partida a uma alta cooperação (atitude que não está presente nos conflitos em geral) ou há uma baixa assertividade (que vai contra a situação ilustrada na questão) e uma alta cooperação.
Espero ter ajudado.