SóProvas


ID
180556
Banca
FCC
Órgão
AL-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Em relação às redes cabeadas é INCORRETO afirmar:

Alternativas
Comentários
  • O Gigabit Ethernet é padronizado pelo grupo de trabalho da IEEE 802.3z, que desenvolve padrões para que:

    • “Permitam operações Half-Duplex e Full-Duplex em velocidades de 1.000 Mbps;
    • Utilizem o formato do quadro Ethernet 802.3;
    • Utilizem o método de acesso CSMA/CD com suporte para um repetidor por domínio de colisão;
    • Ofereçam compatibilidade com tecnologias 10Base-T e 100Base-T.

    Quanto à distância dos enlaces, foi definido que:

  • coFast Ethernet oferece as seguintes vantagens:
    1. Oferece um preço relativamente baixo para 100 Mbps;
    2. Fornece um caminho de migração eficiente e flexibilidade para as redes Ethernet existentes, através do uso de adaptadores de 10/100 (chamados "autosense");
    3. É uma tecnologia conhecida pelos usuários da Ethernet, não exigindo, portanto, qualquer qualificação adicional.
    4. Entre os anos de 1995 e 2000 podemos notar um rápido crescimento do uso de computadores usando recursos de rede e Internet. Existia uma necessidade do aumento de performance das redes locais pois a tecnologia Ethernet a 10Mbit/s já não era mais satisfatória. Em 1995 a IEEE lançou a norma 802.3u surgindo o padrão 100BASE-T de Ethernet a 100Mbit/s mantendo a compatibilidade e características básicas do antigo padrão Ethernet 10Mbit/s, tais como o formato do frame (quadro), a quantidade de dados que um frame pode carregar, e o mecanismo de controle de acesso chamado de "Detecção de portadora com múltiplo acesso e controle de colisão" (CSMA/CD), diferenciando do padrão original apenas na taxa de transmissão de pacotes, o padrão 100BASE-T pode trafegar 10 vezes mais dados do que o formato original. A Fast Ethernet vem se tornando a tecnologia com melhor custo/benefício e economicamente mais viável de rede de computadores por garantir compatibilidade com as redes mais existentes e pelo custo do cabo. Atualmente ela pode ser usado com um Hub ou switch.

  • conectores bnc. nao.

  • come100BASE-FX é uma versão da Fast Ethernet com fibra óptica. É usado uma luz infra vermelho (NIR) com comprimento de onda de 1300 nm transmitida por duas vias de fibra óptica, uma para recepção (RX) e o outro para transmissão (TX). O comprimento máximo da fibra é de 400 metros (1.310 ft) para conexões half-duplex (para ter certeza que colisões podem ser detectados) ou 2 quilômetros (6.600 ft) para Full-duplex usando o cabo de fibra óptica multimodo. Para distâncias mais longas é necessário o uso de fibra óptica monomodo. 100BASE-FX usa a mesma codificação da rede 100BASE-TX que é 4B5B e NRZI. 100BASE-FX pode usar os conectores do tipo SC, ST, ou conectores de MIC com SC que é a opção mais usada.

    100BASE-FX não é compatível com 10BASE-FL, que é a versão de 10MBit/s com fibra óptica.

  • Alternativa "d" ERRADA.
    BNC (conector Bayonet Neil Concelman) - é um conector para cabos coaxiais. Os padrões fast Ethernet usam par trançado ou fibra. Dessa forma, deduz-se que a afirmação "d" está errada.
    Formas de implementação da rede Fast Ethernet:
    Opções com par trançado:
    100Base-TX -> utiliza dois dos quatro pares de fio.
    100Base-T4 -> utiliza os quatro pares de fio.
    100Base-T2 -> utiliza dois dos quatro pares de fio.
    Opções com fibra óptica:
    100Base-FX
    100Base-SX
    100Base-BX
    Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Fast_Ethernet#100BASE-TX
  • Essa questão foi extraída do livro de Tanenbaum (Redes de Computadores - 4 ed):

    Letra a) e b) corretas. Pag. 305-306 - "O modo 'normal' é o modo full-duplex"..."O transmissor não tem de detectar o canal para saber se ele está sendo usado por alguém, porque a disputa é impossível."

    Letra d) Incorreta. Pag. 303 - "Por isso, todos os sistemas Fast Ethernet usam hubs e switches; cabos multiponto com conectores de pressão ou conectores BNC não são permitidos"

  • Essa questão deveria ter sido anulada.

    Na alternativa B, a questão deveria ter especificado que se tratava de uma comunicação full-duplex. Neste caso, como não há disputa pelo meio de transmissão, não é usado o protocolo CSMA/CD e não há que se falar em rajada de ruído.

    Porém, em comunicação no modo half-duplex, o comprimento do cabo se torna uma restrição, visto que é necessário manter a propriedade do CSMA/CD de que o transmissor ainda transmitirá quando uma rajada de sinal ruidoso voltar a ele. Em cabos muito longos isso pode não acontecer.

    Fonte: Tanenbaum, Wetherall. Redes de computadores, 5ª edição, página 184.

  • Concordo com o Daniel.

    Lembrando que o Gigabit ethernet, ou 802.3z, vem em 4 versões:

    Ou seja, por questões de compatibilidade, o Gigabit ethernet admite o modo half-duplex, com hubs, havendo, neste caso, disputa pelo meio de transmissão, usando o protocolo CSMA/CD.

    Porém, em comunicação no modo half-duplex, o comprimento do cabo se torna uma restrição, visto que é necessário manter a propriedade do CSMA/CD de que o transmissor ainda transmitirá quando uma rajada de sinal ruidoso voltar a ele. Em cabos muito longos isso pode não acontecer.

    A questão deveria ter sido anulada.

    Fonte: Tanenbaum, Wetherall. Redes de computadores, 5a edição, página 184.