ID 1806439 Banca NC-UFPR Órgão PM-PR Ano 2015 Provas NC-UFPR - 2015 - PM-PR - Aspirante da Polícia Militar Disciplina Literatura Assuntos Escolas Literárias Naturalismo A respeito do narrador do romance Bom-Crioulo, de Adolfo Caminha, assinale a alternativa correta. Alternativas O narrador naturalista descreve com objetividade e riqueza de detalhes o cenário em que se ambienta o romance, como se observa neste trecho: “A lua, surgindo lenta e lenta, cor de fogo, a princípio, depois fria e opalescente, misto de névoa e luz, alma e solidão, melancolizava o largo cenário das ondas, derramando sobre o mar essa luz meiga, essa luz ideal que penetra o coração do marinheiro, comunicando-lhe uma saudade infinita dos que navegam". O narrador descreve com minúcia o pensamento das personagens, desvendando seu refinado sistema de valores culturais, como se observa neste trecho: “Estimava Bom-Crioulo desde o dia em que ele, desinteressadamente, por um acaso providencial, livrou-a de morrer na ponta de uma faca, história de ladrões... [...]". O narrador evidencia a percepção sofisticada de Amaro, que fica nítida nas referências do marinheiro à cultura grega: “Aleixo surgia-lhe agora em plena e exuberante nudez, muito alvo, as formas roliças de calipígio ressaltando na meia sombra voluptuosa do aposento, na penumbra acariciadora daquele ignorado e impudico santuário de paixões inconfessáveis... Belo modelo de efebo que a Grécia de Vênus talvez imortalizasse em estrofes de ouro límpido e estátuas duma escultura sensual e pujante". O narrador deixa pistas da vingança planejada por Amaro contra Aleixo, como se pode perceber nas referências intertextuais a Otelo, o clássico do ciúme, lido pelo marinheiro nos seus momentos de ócio: “Aleixo era seu, pertencia-lhe de direito, como uma coisa inviolável. Daí também o ódio ao grumete, um ódio surdo, mastigado, brutal como as cóleras de Otelo". O narrador interpreta o conflito vivido pelo ex-escravo, justapondo uma percepção animalizante ao lado de outra, construída por meio de comparações artísticas: “Dentro do negro rugiam desejos de touro ao pressentir a fêmea... Todo ele vibrava, demorando-se na idolatria pagã daquela nudez sensual como um fetiche diante de um símbolo de ouro ou como um artista diante duma obra-prima". Responder Comentários Bom-Crioulo é um romance de Adolfo Caminha, publicado na última década do século XIX. Romance ousado por tematizar a homossexualidade entre militares e o sexo inter-racial, o que escandalizou a ortodoxia da sociedade da época. O protagonista é Amaro, um escravo que objetiva fugir de seu Senhor. Torna-se marinheiro. Apesar de sua imponência muscular - tangenciando aspecto naturalista, o narrador o compara, nas linhas e entrelinhas, a "animais" - , o narrador enfatiza-lhe a benevolência, o que justifica o título do romance. A teoria do Determinismo do Meio aparece em sua adaptação à Marinha de Guerra. Ele se apaixona por Aleixo, um louro de olhos claros que era um jovem marinheiro iniciante na armada. A resposta é a alternativa (E). Analisando-se as demais alternativas em si, devemos descartá-las pelos seguintes e principais motivos: na (A), fala-se em "objetividade", mas, na verdade, a cena é descrita de forma impressionista e subjetiva; na (B), conforme dito acima, não há de se falar em "refinado sistema de valores culturais", já que a obra tematiza justamente o tido como "marginal", ou seja, o "ofensivo" à moral da época; na (C), as referências à cultura grega são do narrador, ou seja, não passam pela percepção do personagem; na (D), a afirmativa sugere "planejamento" da parte de Amaro, mas isso não chegou a se concretizar. O ciúme de Amaro o levou à bebida e, depois, à prisão. Ao final, mata Aleixo, mas não como resultado de um planejamento análogo ao que houve na obra de Shakespeare. A resposta é a alternativa (E).