SóProvas


ID
1806442
Banca
NC-UFPR
Órgão
PM-PR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Considere as seguintes afirmativas feitas em relação a alguns contos do livro Várias Histórias, de Machado de Assis:

1. O conto “Um homem célebre" assinala que nem a arte, nem o artista conseguem ficar alheios aos interesses mercadológicos e às motivações mais torpes da política.

2. “A Causa Secreta" apresenta uma relação peculiar entre dois homens e uma mulher, na qual a efetivação da relação adúltera entre dois amantes alegra um marido masoquista.

3. O “Conto de escola" indica que, mesmo no ambiente corretivo e punitivo de uma escola severa, é possível aprender valores morais deturpados e nocivos.

4. O conto “D. Paula" é narrado a partir de uma perspectiva feminina, e nele a mulher pode escolher o seu destino, mesmo que a ordem patriarcal estabelecida a impeça.

5. O conto “O Cônego ou a metafísica do estilo" apresenta várias teorias sobre a natureza do estilo; entre elas, uma segundo a qual as palavras possuem sexo e residem em áreas diferentes do cérebro.

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • 1. O conto "Um homem célebre" aborda justamente o tema da incompatibilidade entre os ideais e a realidade, tematizando a frustração de um compositor de polcas cujo maior desejo era criar obras clássicas.  O compositor - personagem "Pestana" - morre bem com os homens e mal consigo mesmo".  Afirmativa certa.
    2. O conto "A Causa Secreta" tematiza a "crueldade".  O médico Garcia conhece o astuto Fortunato, dono de uma esquisita compaixão pelos doentes e feridos, apesar de ser muito frio, até mesmo com a esposa.   Não se trata de "masoquismo", mas de "sadismo". Afirmativa, portanto, errada.
    3. O "Conto de escola" tem seu cerne na postura de "Raimundo", filho de um dos professores de uma rígida instituição escolar.  "Raimundo" paga ("suborna") a um colega de classe, "Seu Pilar", para que este lhe ensine Sintaxe.  Tal conduta era proibida no ambiente.  Afirmativa correta.
    4. Em "D. Paula", tem-se, na verdade, o contrário: a moral social freando os desejos íntimos da personagem Venancinha. Afirmativa, portanto, errada.
    5. Em "O Cônego ou a metafísica do estilo", o teor filosófico é o fio condutor, estabelecendo-se a composição de um sermão de Matias e análise metafísica que o autor faz a partir daí.   Em momento apoteótico, o narrador explica ao leitor que os substantivos e os adjetivos surgem em locais diferentes do hemisfério cerebral. Ele os personifica em Sílvio e Sílvia, um casal que vive tentando se unir e que se perde durante a passagem pela inconsciência do cônego.   Afirmativa correta.
    A resposta, portanto, é a alternativa (D).