SóProvas


ID
180655
Banca
FGV
Órgão
MEC
Ano
2009
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

No gerenciamento do TCP/IP, um utilitário permite a verificação de registros, alias de host do domínio, serviços de host do domínio e informações sobre o sistema operacional por meio de consultas a servidores DNS. Outro utilitário permite a cópia de arquivos entre computadores com os sistemas operacionais Windows Server 2003 e computadores que executam o software de servidor Remote Copy Protocol. Já um terceiro, possibilita rastrear a rota que um pacote segue até um destino e exibe informações sobre perdas de um pacote para cada roteador no caminho.

Esses utilitários são conhecidos, respectivamente, por:

Alternativas
Comentários
  • O comando nslookup é utilizado para obter informações de um servidor DNS. As informações obtidas com o comando nslookup, normalmente são utilizadas para a resolução de problemas relacionados com o DNS. Com o comando nslookup você pode retornar partes selecionadas dos registros de uma zona, você pode verificar se um servidor DNS está funcionando normalmente e responden às consultas, você pode obter informações sobre as zonas existentes em um servidor DNS.O RPC (Remote Procedure Call) (site em inglês) é um protocolo usado pelo sistema operacional Windows. O RPC fornece um mecanismo de comunicação entre processos que permite que um programa de um computador execute sem diferenças códigos em um sistema remoto. O próprio protocolo é derivado do protocolo RPC da OSF (Open Software Foundation), porém com a inclusão de algumas extensões específicas da Microsoft.Há uma vulnerabilidade na parte do RPC que lida com a transferência de mensagens por TCP/IP. A falha resulta da manipulação incorreta de mensagens malformadas. Esse ataque em particular tem como destino o processo mapeador de pontos de extremidade do RPC, que escuta na porta 135.O comando pathping é uma ferramenta de rastreamento de rota  que combina recursos dos comandos ping e tracert com informações adicionais que essas duas ferramentas não fornecem. O comando pathping envia pacotes para cada roteador no caminho até o destino final durante um determinado período e depois calcula os resultados com base nos pacotes retornados de cada salto. Como o comando indica o grau de perda de pacotes em qualquer roteador ou link fornecido, fica fácil determinar quais roteadores ou links podem estar provocando problemas na rede.

  • acho que o colega acima confundiu "RPC" com RCP (Remote Copy Protocol), que:

    Copia arquivos entre computadores com os sistemas operacionais Windows Server 2003 e computadores que executam o software de servidor Remote Copy Protocol (RCP). Para obter mais informações, consulte Rcp.

    fonte: 
    fonte   http://technet.microsoft.com/pt-br/library/cc781020(WS.10).aspx

    É uma brincadeira essa banca viu,....
  • nslookup - permite a verificação de registros, alias de host do domínio, serviços de host do domínio e informações sobre o sistema operacional por meio de consultas a servidores DNS.

    pathping - mostra estatísticas da rota que um pacote até o seu destino, demonstrando em porcentagem os pacotes recebidos e perdidos, bem como a latência (tempo que o pacote leva para chegar ao destino). Também utiliza o protocolo ICMP e pode ser utilizado com um IP ou nome de DNS.

  • A) EXECNET, ARP e TRACEPING

    Eu desconheço estes comandos: Execnet e Traceping

    ARP: Protocolo da camada de rede que converte IP em MAC

    B) TCPCONFIG, LPQ e IPROUTE

    Eu desconheço estes comandos: TCPConfig e IPROUTE

    O comando lpq mostra o status atual da fila de impressão na impressora

    C) NSLOOKUP, RCP e PATHPING

    Nslookup: utilizado para obter informações de um servidor DNS.

    Vamos aprender a utilizar o comando nsloo

    pathping: é uma ferramenta de rastreamento de rota do WIndows que combina os recursos dos comandos ping e tracert.

    rcp: copia arquivos de um computador em rede para outro. Não é um método seguro de transferência. Para isso, use scp ou rsync, que criptografa a conexão com o host remoto.

    Sintaxe: rcp [-p] [-r] nome do arquivo ... diretório

    OBS: O rcp deve copiar entre diferentes hosts; tentando rcp um arquivo em si mesmo, como em rcp tmp / file myhost: / tmp / file resultará em um arquivo severamente corrompido.

    O rcp exige que o host de origem tenha permissão para executar comandos no host remoto ao fazer cópias de terceiros.

    OBS: os comandos nslookup e rcp estão praticamente obsoletos, pois há comandos mais avançados que eles e com muito mais funções.

    D) STATNET, RPC e TRACEROUTE

    Eu desconheço estes comandos: Statnet

    RPC é uma chamada de procedimento remoto e traceroute é muito usado para verificar a trajetória que os pacotes percorrem até chegar ao destino(saltos de roteadores).

    E) NETCONFIG, LPR e PINGROUTE

    Eu desconheço estes comandos: Netconfig, LPR e Pingroute.