-
A questão dá a entender que Etnografia é uma técnica usada em Especificação de Requisitos, o que não é verdade.
Como isso pode estar certo?
-
Etnografia é uma Técnica de Elicitação de requisitos onde se observa o ambiente de trabalho para compreender os requisitos organizacionais e sociais.
-
Eu discordo do colega Silas, o CESPE já fez vários peguinhas trocando as técnicas de lugar
Para a fase de especificação e modelagem de requisitos, a técnica mais recomendada é o JAD (joint application design), que, desenvolvido pela IBM, permite a criação de sistemas mais eficazes em menor tempo.
errada
Enfim, entrei com recurso.
bizarramente foi ignorado
https://groups.google.com/forum/#!topic/timasters/Y4IPjIEHPBE
estou puto com essa questão até hoje
-
Não há erro na questão. Etnografia é uma técnica para descoberta (elicitação) de requisitos. A questão citou que existem técnicas de elicitação e especificação, citando como exemplo a etnografia (elicitação).
Detalhando esta técnica:
- Etnografia é uma técnica de observação que pode ser usada para compreender os processos operacionais e ajudar a extrair os requisitos de apoio para esses processos. Um analista faz uma imersão no ambiente de trabalho em que o sistema será usado. O trabalho do dia a dia é observado e são feitas anotações sobre as tarefas reais que os participantes estão envolvidos. O valor da etnografia é que ela ajuda a descobrir requisitos implícitos do sistema que refletem as formas reais com que as pessoas trabalham, em vez de refletir processos formais definidos pela organização.
Fonte: Sommerville, 9ª Edição, Capítulo 4, Página 75.
-
Cespe sendo Cespe, ou seja, sendo ridícula como sempre.
-
Etnografia para especificação? Isso é novidade!
-
Não parece uma questão que busca avaliar conhecimento.
Em todo caso se a gente pensar em "As técnicas de elicitação e especificação" como uma união, o conjunto de tecnicas
resultante inclue a etnografia, mesmo que ela só faça parte de elicitação.
-
Um dos métodos de elicitação é a etnografia, que tem como ideia principal que o engenheiro de requisitos participe das atividades no papel do usuário e obtenha o conhecimento necessário para gerar os requisitos.