Poiquilocitose: Presença de eritrócitos de forma anormal. Alguns poiquilócitos caracterizam determinadas anemias.
Esferócitos: Eritrócitos de forma esférica. Costumam estar presentes na esferocitose hereditária e em algumas anemias hemolíticas adquiridas.
Dacriócitos: Eritrócitos em lágrima. Ocorrem na mielofibrose primária e secundária à invasão medular, na anemia megaloblástica, talassemia e condições associadas à esplenomegalia. Acantócitos: Eritrócitos de forma espiculada. Associada à betalipoproteinemia hereditária e doença hepática. Células semelhantes são encontradas em pacientes esplenectomizados.
Codócitos: Eritrócitos em alvo. Decorrem de um excesso de membrana ou perda do conteúdo citoplasmático da célula. Quando a membrana fica muito fina e perde a forma de alvo, os eritrócitos são chamados de leptócitos. Associados à icterícia obstrutiva, doença hepática severa, deficiência de ferro e hemoglobinopatias.
Eliptócitos: Eritrócitos de forma elíptica ou oval. Aparecem de modo generalizado na eliptocitose hereditária e são encontrados nas anemias megaloblásticas, por deficiência de ferro, talassemias, mielofibrose e outras.
Drepanócitos: Eritrócitos em forma de foice, que caracterizam a hemoglobinopatia S (doença falciforme).
Esquizócitos: Eritrócitos com formas bizarras, observados em muitos casos de anemia, em hemólise própria da hipofosfatemia e hipomagnesinemia, uremia etc. O eritrócito fragmenta do é um tipo de esquizócito causado por trauma ou por depósito de fibrina intravascular, comumente observado nos casos de coagulação intravascular disseminada, próteses valvulares, queimaduras extensas e microangiopatias.
Ceratócitos: É um esquizócito em forma de capacete. Presente na anemia hemolítica por defeito enzimático, traumas e uso prolongado de sulfas.
http://www.sergiofranco.com.br/bioinforme/index.asp?cs=Hematologia&ps=hemograma