-
ERRADO.
São três: estrutura, designadores de conteúdo e conteúdo dos elementos que compõem o registro.
-
Segundo Margarida M. Ferreira em seu livro Marc 21:
O registro MARC é composto de 3 elementos:
1 - Estrutura do registro;
2 - Indicação de conteúdo;
3 - Conteúdo dos elementos.
E o registro bibliográfico MARC consiste de 3 componentes principais:
1 - Líder;
2 - Diretório;
3 - Campos variáveis.
A questão fala em seções principais. Acredito que nesse caso ele se refere aos componentes principais, quais sejam, líder, diretório e campos variáveis.
Item ERRADO.
-
O formato MARC é um conjunto de códigos e designações de conteúdos definidos para codificar registros que serão interpretados por máquina. Sua principal finalidade é possibilitar o intercâmbio de dados, ou seja, importar dados diferentes instituições ou exportar dados para outros sistemas ou redes de bibliotecas por meio de programas de computados desenvolvidos especificamente para isto.
Um registro MARC é composto por três elementos: estrutura, indicação de contéudo e o conteúdo propriamente dito. A estrutura do registro é uma implementação dos padrões internacionais ISO 2709 e ANSI Z39.2. As indicações de conteúdo são códigos ou convencções estabelecidas para identificar e caracterizar os dados dentro do registro e permitir sua manipulação. Os conteúdos dos dados do que compõe um registro MARC geralmente são definidos por padrões externos ao formato, como os ISBDs, AACR e outros códigos.
Um registro bibliográfico é composto por três elementos principais: o Líder, o Diretório e os Campos Variáveis.
Líder - contém informações que possibilitam o processamento do registro; apresenta números e códigos que são identificáveis pela sua posição; compreende as 24 primeiras posições de um registro.
Diretório - apresenta uma série de entradas de tamanho fixo, uma para cada campo variável do registro. Cada entrada possui 12 posições e apresenta três partes: a tag ou etiqueta do campo, o tamanho do campo e a posição inicial do campo. O Diretório vem em seguida ao Líder e está localizado na posição 24 do registro, sendo gerado automaticamente.
Campos Variáveis - os dados ou informação do registro estão organizados em campos variáveis ou de conteúdo variável, cada um identificado por uma tag ou etiqueta composta por três caracteres numéricos. Existem dois tipos de campos variáveis:
- campos de controle - que são os campos 00X; não contém indicadores nem sub-campos;
- campos de dados - são agrupados em blocos, de acordo com o primeiro caractere da tag; o tipo de informação no campo é identificado pelos caracteres restantes da tag. Apresenta dois tipos de designação de conteúdo: indicadores, as duas primeiras posições no campo de dados variáveis; são representados por um caractere numérico ou alfabético minúsculo; e os códigos de sub-campos, representados por dois caracteres que distinguem as informações dentro do campo; aprsenta um delimitador ($) e um identificador de dados - que pode ser um caractere numérico ou alfabético minúsculo.
-
Os formatos MARC21 são padrões amplamente usados para representação e exportação de dados bibliográficos, de autoridade, classificação informação de comunidade e dados de coleção, em formato legível por máquina. Eles se constituem numa família de 5 formatos coordenados: Formato MARC21 para Dados Bibliográficos; Formato MARC21 para Dados de Autoridade; Formato MARC21 para Dados de Coleção; Formato MARC21 para dados de Classificação e Formato MARC21 para Informação Comunitária.
Fonte: http://www.informo.net.br/memex/default.asp
-
O MARC21 é composto por 3 elementos:
LÍDER: 24 primeiras posições;
DIRETÓRIO: 12 posições organizados em sequência numérica;
CAMPOS VARIÁVEIS: representado por tags de 3 caracteres;
-
Para Jennifer Rowley, (2002, p. 117-118)
"O formato MARC compreende duas seções: a seção 1, que contém informações descritivas dos dados bibliográficos; e a seção 2, que contém os dados bibliográficos propriamente ditos: rótulo de registro; diretório; campos de controle e campos de dados de tamanho variável."