-
Errado.
De acordo com o Dicionário de Biblioteconomia e Arquivologia, a descrição temática é o registro dos índices de classificação ou dos termos de indexação, num veículo que torne possível a pesquisa, tal como fichas de catálogos e entradas bibliográficas-temáticas em sistemas informatizados.
-
Complementando a resposta da colega, eles trocaram a definição de descrição temática com a de descrição multinível (arquivologia)
Segundo o Dicionário Brasileiro de Terminológia Arquivística:
"descrição multinível
Descrição que, levando em consideração a estrutura de organização de um acervo, permite a acervo recuperação das informações dos recuperação das informações documentos que documentos o integram em diferentes níveis, do mais genérico ao mais específico, estabelecendo relações verticais e horizontais entre eles."
Disponível em: http://www.arquivonacional.gov.br/images/pdf/Dicion_Term_Arquiv.pdf
Gabarito: ERRADO
-
No âmbito da descrição de recursos informacionais, a descrição temática considera a estrutura organizacional de um acervo e permite a recuperação das informações dos documentos que o integram em diferentes níveis, do mais genérico ao mais específico, de modo a estabelecer relações verticais e horizontais entre eles.
No âmbito da descrição de recursos informacionais, a DESCRIÇÃO MULTINÍVEL considera a estrutura organizacional de um acervo e permite a recuperação das informações dos documentos que o integram em diferentes níveis, do mais genérico ao mais específico, de modo a estabelecer relações verticais e horizontais entre eles.
-
Questão referente ao processo de representação temática de documentos.
A descrição temática de documentos objetivando sua recuperação envolve a análise de seu conteúdo e sua tradução para uma linguagem predeterminada. As notações de uma classificação, a indexação e os resumos são frutos deste tipo de descrição.
A descrição dos aspectos físicos e catalográficos do documento também podem ser utilizadas como entradas em um sistema e passíveis de recuperação.
Todavia, o tipo de descrição apresentada na assertiva refere-se à descrição multinível que é objeto da Arquivologia e não da Biblioteconomia. A descrição na Arquivologia também tem a função de facilitar a recuperação da informação, porém, também tem como função estabelecer as relações orgânicas entre documentos de um acervo arquivístico.
Gabarito do Professor: ERRADO.