O nível primário da representação temática de recursos informacionais é o do registro de conhecimento no processo de indexação, com vistas à sua inclusão em sistemas documentais referenciais.
"Reportando-se a Goethe, Vickery já afirmava que toda a representação do conhecimento é simbólica e constitui-se de matéria que vem preocupando o mundo da documentação, desde a sua origem. Partindo-se da definição de que representar significa o “ato de colocar algo no lugar de” classifica-se em nível primário a representação feita pelos autores no momento da expressão dos resultados de seus pensamentos, estes derivados de observações metódicas da natureza e dos fatos sociais, utilizando-se das linguagens disponíveis no contexto da produção e comunicação de conhecimentos. [...]
Após produzidos, os registros de conhecimentos constantes de documentos passam a integrar acervos de arquivos, bibliotecas, serviços ou centros de documentação/informações, sendo então novamente representados (representação secundária), visando-se à sua inclusão em sistemas documentais referenciais."
Disponível em: http://www.brapci.inf.br/_repositorio/2010/09/pdf_8dcd68f319_0011734.pdf
Gabarito: ERRADO
O nível primário da representação temática de recursos informacionais é o do registro de conhecimento no processo de indexação, com vistas à sua inclusão em sistemas documentais referenciais.
O NÍVEL SECUNDÁRIO da representação temática de recursos informacionais é o do registro de conhecimento no processo de indexação, com vistas à sua inclusão em sistemas documentais referenciais.
A representação pode ser dividida nos níveis primário e secundário.
O primeiro nível entende-se pela representação feita, pelo autor, no acto de expressar e registrar suas ideias e pensamentos num suporte documental, utilizando-se das linguagens disponíveis.
Associada a este processo de representação pelos autores, Alvarenga (2003) enumera as etapas que ocorrem no processo de registro do conhecimento, sendo elas a saber: “percepção, identificação, interpretação, reflexão e codificação”.
O nível secundário ocorre pelos sistemas de informações documentais, quando do processo de análise documental, onde se procura extrair dos documentos os conceitos representativos em forma de pontos de acesso essenciais, que irão garantir a representação do conhecimento contido nos documentos primários.
Corroborando esta afirmação, Alvarenga (2003) confirma que na realização das actividades inerentes ao processo de tratamento e organização da 18 informação, os profissionais da informação “desenvolvem diferentes tipos de representações, envolvendo a substituição da informação primária por registros específicos a ela relativos, com vistas a uma recuperação posterior”.
https://repositorio-aberto.up.pt/bitstream/10216/12325/2/%20Texto%20integral.pdf
Questão que aborda os níveis de representação temática.
A representação temática pode ser dar em dois níveis distintos. A representação no nível primário é aquela que resulta da ação do próprio autor, que representa determinado conhecimento adquirido ou desenvolvido em uma linguagem apropriada para seu compartilhamento e registro.
A representação secundária, por sua vez, consiste na representação temática do conteúdo de um documento visando sua recuperação em um sistema, tal qual o caso da indexação mencionada na assertiva. Outro exemplo seria a redação de um resumo ou a classificação do documento visando sua recuperação.
Logo, a definição apresentada refere-se à representação temática secundária e não primária como informado incorretamente.
Gabarito do Professor: ERRADO.