SóProvas


ID
1807900
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A respeito das bibliotecas digitais, julgue o seguinte item.

O Handle System é um tipo de identificador persistente adotado em bibliotecas digitais.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Correto. O Handle System (http://www.handle.net) é um sistema distribuído de computadores concebido para assinalar, armazenar, administrar e resolver identificadores ou nomes persistentes de objetos digitais conhecidos como handles. Esses nomes podem ser rapidamente resolvidos em informação necessária para localizar e acessar os objetos aos que se referem, num ambiente de rede tal como a Internet (Lannom, 2000). As informações de localização e acesso podem sofrer mudanças, refletindo o estado atual do recurso, sem que haja, entretanto, alteração no seu handle. Isto permite que a identificação do item transcenda as mudanças de localização, de propriedade e de outras informações transitórias, garantindo a característica desejável de persistência. 

    Um identificador persistente é um nome para um recurso digital que permanece o mesmo para sempre, independente da localização do recurso. O uso de um identificador persistente assegura que, mesmo quando um documento é movido, ou sua propriedade é transferida, os links para ele permaneçam efetivamente acionáveis.

    Segue texto muito bom para auxiliar esclarecimentos desse assunto : Interoperabilidade das bibliotecas digitais: o papel dos sistemas de identificadores persistentes - URN, PURL, DOI, Handle System, CrossRef e OpenURL. Revista TRANSINFORMAÇÃO v. 19, n. 1 ,2007.

    FOCO E FÉ

  • Acrescentando...

    Conforme Sayão (2007, p. 71):

    Handle System é caracterizado como um sistema de informação de grande amplitude, projetado para alcançar interoperabilidade global através de uma rede hierarquicamente distribuída de servidores. O objetivo inicial do sistema era estabelecer uma infraestrutura básica no domínio das bibliotecas digitais e das publicações eletrônicas.

    Gab. Certo

    SAYÃO, Luis Fernando. Interoperabilidade das bibliotecas digitais: o papel dos sistemas de identificadores persistentes - URN, PURL, DOI, Handle System, CrossRef e OpenURL. Transinformação, v. 19, n. 1, p. 65-82, jan./abr., 2007. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=0103-3786&lng=en&nrm=iso