SóProvas


ID
1807921
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A respeito das bibliotecas digitais, julgue o seguinte item.

O Greenstone permite a interoperabilidade de bibliotecas digitais por meio do protocolo de comunicação OAI-PMH.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito errado. Greenstone é ums. conjunto de softwares para a construção e distribuição digital de acervos bibliográfico Ele fornece uma nova forma de organização da informação e publicação na Internet ou em CD-ROM.

    O objetivo do software é o de capacitar os usuários, especialmente em universidades, bibliotecas e outras instituições de serviço público, para construir suas próprias bibliotecas digitais. 

    FOCO E FÉ

  • No livro bibliotecas digitias: saberes e práticas consta que:

    Com relação aos padrões de interoperabilidade, o greenstone em suas últimas versões vem com dois padrões de interoperabilidade: 

    O Z39.50, para busca distribuída; e o OAI-PMH, que permite a coleta de metadados.

    Não consigo entender esse item como errado

  • Também errei a questão, mas após fazer uma pesquisa sobre o tema, acho que matei a charada. Na verdade o Greenstone possui como padrão de interoperabilidade os protocolos Z39.50 e o OAI-PMH, exatamente o que a colega Greci Kelly colocou, mas creio que o erro da questão está em dizer que o OAI-PMH é um protocolo de comunicação, na verdade o OAI-PMH é um protocolo de compatilhamento de metadados entre os repositorios digitais, isto é, coleta de metadados entre provedores de dados (gestores/autores de arquivos de e-prints/repositórios) e provedores de serviços (instituições que se preocupam em coletar os metadados dos provedores de dados e torná-los acessíveis aos usuários em um repositório). O protocolo utilizado para comunicação é o Z39.50, o qual permite que dois sistemas distintos possam comunicar-se com a finalidade de recuperar a informação. Questão muito maldosa do CESPE, mas é melhor errar agora do que na prova! 

  • Acredito que o erro consiste justamente em citar o OAI-PMH como padrão de "comunicação" e não de "interoperabilidade". Mas ainda assim, não concordo com o gabarito.