SóProvas


ID
1808047
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2016
Provas
Disciplina
Sociologia

Considerando a influência que os métodos comparativos da sociologia tiveram no contexto brasileiro, julgue o item seguinte.

No entendimento da socióloga Nadya Araujo Guimarães, a principal dificuldade da comparação como recurso metodológico reside no fato de por meio dela ser possível destacar, sobretudo, o que há de comum aos casos comparados, sendo necessário, entretanto, recorrer a outros métodos a fim de conseguir desvelar as especificidades.


Alternativas
Comentários
  • GABARITO: errado

    O currículo Lattes traz as seguintes informações sobre a Profa. Nadya:

    Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade de Brasília (1971), mestrado em Sociologia pela Universidade de Brasília (1974), doutorado em Sociologia pela Universidad Nacional Autónoma de México (1983), pós-doutorado pelo SPURS-Special Program on Urban and Regional Studies (SPURS) no Massachusetts Institute of Technology (1993-1994) e livre-docência em Sociologia do Trabalho pela Universidade de São Paulo (2002).

    Sem dúvida, é um bom currículo, mas não parece justificar uma questão de concurso público sobre seus entendimentos ou escritos.

    Durkhein, Weber, Kelsen, Da Mata, Reale, Bordieu, Dworkin, Hart e outros são nomes que se espera sejam cobrados em concursos. Mas Nadya Guimarães não parece ter esse cacife, sem embargo de seus reconhecidos créditos acadêmicos.

    Assim, fica muito difícil...

  • O método comparativo destaca o que há de comum entre os fenômenos e desvela, ao mesmo tempo, as especificidades de cada fenômeno. Por ex, se comparamos o fenômeno ABC e o fenômeno UAX, destacamos o que já em comum entre eles, que é A, e, ao mesmo tempo, fica clara as características que os diferenciam, suas especificidades: BC; UX.