SóProvas


ID
1808923
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2016
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Com base nas normas de contabilidade aplicáveis às demonstrações financeiras, julgue o item subsecutivo.

As ações em tesouraria representam as ações da companhia que são adquiridas pela própria sociedade e devem ser registradas no patrimônio líquido, em conta credora, de modo a aumentar, assim, o valor do capital social.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO

    As ações ou quotas adquiridas pela companhia ou sociedade limitada serão registradas em conta específica redutora do Patrimônio Líquido, intitulada "ações ou quotas em tesouraria".

    À medida que as ações ou quotas forem alienadas, tal operação gerará resultados positivos ou negativos e não devem integrar o resultado da empresa.

    Se da operação resultar lucro, deverá ser registrado a crédito de uma reserva de capital.

    Se ocorrer prejuízo, esse valor deverá ser debitado na mesma conta de reserva de capital que sustentava as quotas/ações em tesouraria.

  • Gabarito: ERRADO


    A conta de ações em tesouraria é uma conta redutora do Patrimônio Líquido, logo, tem natureza devedora.
  • PL

    (+) Capital social
    (+) Reservas de Capital
    (+) Ajuste de Avaliação Patrimonial
    (+) Reservas de Lucros
    (-) Ações em Tesouraria
    (-) Prejuízos Acumulados

  • Gabarito ERRADO

    De acordo com a lei 6.404

    Art. 182 § 5º As ações em tesouraria deverão ser destacadas no balanço como DEDUÇÃO da conta do patrimônio líquido que registrar a origem dos recursos aplicados na sua aquisição

    Portanto terá saldo DEVEDOR.

    bons estudos

  • Art, 182 da Lei 6404§ 5º As ações em tesouraria deverão ser destacadas no balanço como dedução da conta do patrimônio líquido que registrar a origem dos recursos aplicados na sua aquisição.


    Logo, Como as Contas do PL Aumentam pelo Crédito, será diminuída pelo Débito.
  • As ações em tesouraria representam as ações da companhia que são adquiridas pela própria sociedade e devem ser registradas no patrimônio líquido, em conta DEVEDORA (pq são contas retificadoras do PL), de modo a DIMINUIR, assim, o valor do capital social.

  • As ações em tesouraria são ações da empresa adquiridas pela própria empresa e mantidas na tesouraria. A aquisição de ações de emissão própria e sua alienação são também transações de capital da entidade com seus sócios e igualmente não devem afetar o resultado da entidade.

    A conta “ações em tesouraria” é redutora do Patrimônio Líquido (PL).

  • A conta ações em tesouraria é uma conta retificadora/dedutora/redutora do patrimônio líquido. Portanto, possui natureza contrária, ou seja, sua natureza é devedora.

  • Ações em tesouraria é conta retificadora/redutora do PL.

  • A aquisição de ações de emissão própria é registrada em conta retificadora do Patrimônio Líquido (Ações em Tesouraria) e não afeta o valor do Capital Social.

    Por ser uma conta retificadora do PL< sua natureza é devedora, de modo que variações positivas em seu saldo acarretam em diminuição do Patrimônio Líquido.

    Assim, incorreta a afirmativa.

  • As ações em tesouraria representam as ações da companhia que são adquiridas pela própria sociedade e devem ser registradas no patrimônio líquido, em conta [devedora], de modo a [diminuir], assim, o valor do capital social.

    GABARITO: ERRADO.

  • Ações em Tesouraria é conta Redutora do PL, retificadora do PL. Portanto, tem natureza inversa daquele, a qual seja: DEVEDORA.

  • GABARITO ERRADO

    Ações em tesouraria é uma conta ratificadora de Patrimônio Líquido, portanto tem natureza DEVEDORA.

  • GAB: E

    As ações em tesouraria representam as ações da companhia que são adquiridas pela própria sociedade e devem ser registradas no patrimônio líquido, em conta DEVEDORA (pq são contas retificadoras do PL)

    (CESPE/ANTAQ/2014) Na conta ações em tesouraria, de natureza devedora, são registradas as aquisições de ações de emissão da própria empresa.(CERTO)

    (CESPE/UNIPAMPA/2009) As ações em tesouraria deverão ser destacadas no balanço como dedução da conta do patrimônio líquido que registrar a origem dos recursos aplicados na sua aquisição.(CERTO)

    (CESPE/TRE-MT/2010) A conta ações em tesouraria deverá ser destacada no balanço patrimonial como dedução do patrimônio líquido quando registrar a origem dos recursos aplicados na sua aquisição.(CERTO)

  • Ações em Tesouraria

    Trata-se de uma conta do PL utilizada quando a empresa adquire as suas próprias ações, com o objetivo de elevar o preço delas e realizar no futuro uma nova venda, de forma a obter lucro na transação. Também tem o objetivo de concentrar as ações, quando estas estão muito pulverizadas nas mãos de um grande número de acionistas.

    Nos termos do art. 182, §5º, da Lei nº 6.404/76, as ações em tesouraria deverão ser destacadas no balanço como dedução da conta do patrimônio líquido que registrar a origem dos recursos aplicados na sua aquisição. Trata-se, portanto, de uma conta redutora do PL.

    Assim, corrigindo o item, temos:

    As ações em tesouraria representam as ações da companhia que são adquiridas pela própria sociedade e devem ser registradas no patrimônio líquido, em conta devedora, de modo a diminuir, assim, o valor do capital social.

    Gabarito: Errado

    Gilmar Possati.

  • ERRADO

    Contas Devedoras= A, RETIF. P, RETIF. PL e DESP. (Aplicação de recurso)

    Contas Credoras= P, PL, RETIF. A e RECEI. (Origem de recurso)

    Ações em tesouraria é RETIF. PL, ou seja, devedora.

  • Minha contribuição.

    Contabilidade

    Ações em Tesouraria

    Trata-se de uma conta do PL utilizada quando a empresa adquire as suas próprias ações, com o objetivo de elevar o preço delas e realizar no futuro uma nova venda, de forma a obter lucro na transação. Também tem o objetivo de concentrar as ações, quando estas estão muito pulverizadas nas mãos de um grande número de acionistas.

    [...]

    Nos termos do art. 182, §5º, da Lei nº 6.404/76, as ações em tesouraria deverão ser destacadas no balanço como dedução da conta do patrimônio líquido que registrar a origem dos recursos aplicados na sua aquisição. Trata-se, portanto, de uma conta redutora do PL.

    Assim, corrigindo o item, temos:

    As ações em tesouraria representam as ações da companhia que são adquiridas pela própria sociedade e devem ser registradas no patrimônio líquido, em conta [devedora], de modo a [diminuir], assim, o valor do capital social.

    Gabarito: Errado

    Fonte: Estratégia

    Abraço!!!

  • As ações em tesouraria representam as ações da companhia que são adquiridas pela própria sociedade e devem ser registradas no patrimônio líquido, em conta DEVEDORA (pq são contas retificadoras do PL), de modo a DIMINUIR, assim, o valor do capital social.

  • GAB: E

    • ACOES EM TESOURARIA É RETIFICADORA DE PL, PORTANTO TEM NATUREZA CONTRARIA (DEVEDORA)
  • ERRADO

    Tal Patrimônio Líquido é formado pelo  capital social, reservas de capital, reservas de lucros, ações em tesouraria e prejuízos acumulados.

    Lei 6.404/76

       § 5º As ações em tesouraria deverão ser destacadas no balanço como dedução da conta do patrimônio líquido que registrar a origem dos recursos aplicados na sua aquisição.

  • EM PRIMEIRO LUGAR, ações em tesouraria é retificadora do PL, ou seja, caso ela seja CREDITADA, não há nada de errado até mencionar que ela retificara a conta CAPITAL SOCIAL, pois ela diminui o PL. ELA NÃO É AGREGADA A UMA CONTA ESPECÍFICA, por exemplo, perdas estimadas em créditos de liquidação duvidosa (PECLD) que é ''AGREGADA'' a CONTA CLIENTES.

    PORTANTO, SABER QUE segundo o Art. 182 § 5º As ações em tesouraria deverão ser destacadas no balanço como DEDUÇÃO da conta do patrimônio líquido que registra a origem dos recursos aplicados na sua aquisição ENTRE OUTROS COMENTÁRIO IGUAIS NÃO TEM NADA HAVER COM A IDEIA DA QUESTÃO

    É POSSÍVEL operações de CRÉDITO E DÉBITO em contas de ações em tesouraria

    regra: se for debitada ela diminuirá o PL (não conta capital social)

    MAS SE ELA FOR CREDITADA (seja por corrigir um lançamento, seja por vender suas ações novamente) ELA AUMENTARÁ O PL, pois se obteve um lançamento contrário à sua natureza.

    ENTENDA A IDEIA DAS QUESTÕES, MAS NUNCA A QUESTÃO, PORQUANTO AS IDEIAS SE REPETEM.

    QQ DÚVIDA MANDEM MSGM

  • É de natureza devedora, porém é uma retificadora do PL, e reduz o valor do capital.

  • Ações em Tesouraria: Ações da própria Companhia / É Conta “Redutora” do Patrimônio Líquido / Diminui o PL da Entidade / Por ser “REDUTORA”, sua Natureza é DEVEDORA.

  • Ação em tesouraria > conta do patrimônio líquido, porém, com natureza devedora, porque é RETIFICADORA

    SEGUE LÁ @futuroagentefederal2021

  • Ação em tesouraria > conta do patrimônio líquido, porém, com natureza devedora, porque é RETIFICADORA

    SEGUE LÁ @futuroagentefederal2021

  • GAB. ERRADO

    Ação em tesouraria: Conta do patrimônio líquido, porém, com natureza devedora, porque é RETIFICADORA.

  • ERRADO

    Questão: "As ações em tesouraria representam as ações da companhia que são adquiridas pela própria sociedade e devem ser registradas no patrimônio líquido, em conta credora, de modo a aumentar, assim, o valor do capital social."

    ____________________________________

    AÇÕES EM TESOURARIA:

    • ações da companhia que são adquiridas pela própria sociedade
    • conta retificadora do PL
    • natureza Devedora (contrária)
    • as contas retificadoras diminuem o saldo do grupo a que elas pertencem