SóProvas


ID
1808935
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2016
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

De acordo com o pronunciamento técnico CPC 00 (R1) — estrutura conceitual para elaboração e divulgação de relatórios contábil-financeiros —, julgue o item a seguir, referente a conceito, objetivos e usuários da contabilidade.

O objetivo do relatório contábil-financeiro de propósito geral é fornecer informações contábil-financeiras úteis acerca da entidade para a tomada de decisão por parte de usuários internos, como os gerentes de produção, e de usuários externos, como os acionistas.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: ERRADO


    CPC 00 -  "O objetivo do relatório contábil-financeiro de propósito geral1 é fornecer informações contábil-financeiras acerca da entidade que reporta essa informação (reporting entity) que sejam úteis a investidores existentes e em potencial, a credores por empréstimos e a outros credores, quando da tomada decisão ligada ao fornecimento de recursos para a entidade. Essas decisões

    envolvem comprar, vender ou manter participações em instrumentos patrimoniais e em instrumentos de dívida, e a oferecer ou disponibilizar empréstimos ou outras formas de crédito."

  • Apenas mais um devaneio do CPC. Quero ver um gerente de produção que não olhe os balanços da firma e saber quanto tempo ele vai durar no emprego. 

  • Segundo os professores do Estratégia : Gabriel Rabelo e Luciano Rosa 

    "Outras partes interessadas, como, por exemplo, órgãos reguladores e membros

    do público que não sejam investidores, credores por empréstimo e outros

    credores, podem do mesmo modo achar úteis relatórios contábil-financeiros de

    propósito geral. Contudo, esses relatórios não são direcionados primariamente a

    esses outros grupos."


    Para acertar essa questão precisa saber quais são os usuários PRIMÁRIOS. Usuários internos não são usuários primários.


    Usuários primários são : investidores, credores por empréstimo e outros credores.


    Os demais terão acesso as demonstrações, porém eles não são o foco principal.

  • RONO, se um gerente de produção se basear nas demonstrações contábeis para suas projeções, aí sim ele perde o emprego kkkkk. E digo com propriedade porque já trabalhei em PCP...

    Entende-se que a empresa é capaz de gerar dados bem melhores para seus colaboradores através de seus sistemas e controles internos...

  • Relatórios contábil-financeiros de propósito geral não são elaborados para se chegar ao valor da entidade que reporta a informação; a rigor, fornecem informação para auxiliar investidores, credores por empréstimo e outros credores, existentes e em potencial, a estimarem o valor da entidade que reporta a informação.

  • Muitos usuários externos não podem requerer que as empresas prestem a eles diretamente as informações de que necessitam, devendo desse modo confiar nos relatórios contábil-financeiros de propósito geral, para grande parte da informação contábil-financeira que buscam. Consequentemente, eles são os usuários primários para quem relatórios contábil-financeiros de propósito geral são direcionados.

  • Apenas usuários externos.

  • O objetivo do relatório contábil-financeiro de propósito geral é fornecer informações contábil-financeiras úteis acerca da entidade para a tomada de decisão por parte de usuários internos, como os gerentes de produção (GERENTES DE PRODUÇÃO NÃO TOMAM DECISÕES BASEADAS NOS RELATÓRIOS CONTÁBEIS, SOMENTE ALTA - ESTRATÉGICA E MÉDIA - TÁTICA, GESTÃO), e de usuários externos, como os acionistas.

    Resposta: ERRADO.

  • Eu achava que nas questões da CESPE o incompleto não era errado.
  • Simples assim:

    CPC 00

    Objetivo, utilidade e limitações do relatório contábil-financeiro de propósito geral

    OB2 - Objetivo, utilidade e limitações do relatório contábil-financeiro de propósito geral OB2. O objetivo do relatório contábil-financeiro de propósito geral1 é fornecer informações contábil-financeiras acerca da entidade que reporta essa informação (reporting entity) que sejam úteis a investidores existentes e em potencial, a credores por empréstimos e a outros credores, quando da tomada decisão ligada ao fornecimento de recursos para a entidade. Essas decisões envolvem comprar, vender ou manter participações em instrumentos patrimoniais e em instrumentos de dívida, e a oferecer ou disponibilizar empréstimos ou outras formas de crédito.

    OB9 - A administração da entidade que reporta a informação está também interessada em informação contábil-financeira sobre a entidade. Contudo, a administração não precisa apoiar-se em relatórios contábil-financeiros de propósito geral uma vez que é capaz de obter a informação contábil-financeira de que precisa internamente

  • propósito geral> usuários externos; entendi isso

  • De acordo com CPC00:

    Demonstracoes Contabeis de Proposito Geral

    Objetivo = Fornecer informacoes uteis aos Usuarios Externos, com foco nos usuarios Primarios. Porem nao é exclusivo, exitem outros usuarios. Tem aspecto generico, nao é direcionada a um grupo especifico, como investidores, por isso é de proposito geral. Tem o objetivo de atender a maior parte das necessidades dos seus usuarios, contudo nao tem o objetivo de exauri-las por completo. 

  • Muito comentário errado nessa pergunta, quem não entende o assunto, por favor, ir direto para o comentário do Julio Woroski para não aprender errado.

  • O objetido dos RCPGs é fornecer informações úteis aos seus usuários para a prestação de contas e responsabilização (accountibility) e tomada de decisões.

  • Como explicado pelo Prof. Marcelo Adriano, o erro desta questão está no trecho "usuários internos". Esses usuários, são na verdade "usuários primários" da informação contábil, que são os investidores e os credores.

  • Questão com raciocínio parecido com a Q418482 do Qconcursos ( Resposta alternativa E)


    Com referência ao relatório contábil-financeiro de propósito geral, é correto afirmar que 


    A tem por objetivo principal fornecer informações úteis aos clientes da entidade. B sintetiza as informações que os investidores teriam de buscar em diversas fontes. C é elaborado para permitir que se chegue ao valor da entidade. D atende às necessidades dos usuários primários individuais, que são comuns. E é dispensável como apoio à Administração, à medida que ela dispõe das informações necessárias internamente


  • Questão com raciocínio parecido com a Q418482 do Qconcursos ( Resposta alternativa E)


    Com referência ao relatório contábil-financeiro de propósito geral, é correto afirmar que 


    A tem por objetivo principal fornecer informações úteis aos clientes da entidade. B sintetiza as informações que os investidores teriam de buscar em diversas fontes. C é elaborado para permitir que se chegue ao valor da entidade. D atende às necessidades dos usuários primários individuais, que são comuns. E é dispensável como apoio à Administração, à medida que ela dispõe das informações necessárias internamente


  • CPC 00 (R1), no seu prefácio, item " (a)   posicionamento mais claro de que as informações contidas nos relatórios contábil financeiros se destinam primariamente aos seguintes usuários externos: investidores, financiadores e outros credores, sem hierarquia de prioridade" , na sua introdução: As demonstrações contábeis são elaboradas e apresentadas para usuários externos em geral, tendo em vista suas finalidades distintas e necessidades diversas.



  • USUÁRIOS EXTERNOS (SEMPRE)

    GABARITO: ERRADO

  • Usuários externos em geral

  • Acionista é usuário EXTERNO. Povo inventa umas coisas do nada e posta aqui, deve ser pra confundir os outros.

  • Usuário Interno tem informação diária e em tempo real para tomar decisão. Ele não vai ficar esperando Demonstrações trimestrais ou anuais para tomar decisão.

  • ACIONISTA = usuário INTERNO

    apesar de incompleta a questão não estaria errada, a não ser pela informação acima.

  • O objetivo do relatório financeiro para fins gerais é fornecer informações financeiras sobre a entidade que reporta que sejam úteis para investidores, credores por empréstimos e outros credores, existentes e potenciais, na tomada de decisões referente à oferta de recursos à entidade.

    investidores, credores por empréstimos e outros credores, existentes e potenciais = USUÁRIOS PRINCIPAIS

    Logo, a questão está errada por englobar os usuários internos e externos, visto que são úteis primariamente para os USUÁRIOS PRINCIPAIS.

  • Conforme professor Gilmar Possati, do Estratégia, Acionistas são usuários internos e pode haver acionistas minoritários como usuário externo.

  • O objetivo do relatório contábil-financeiro de propósito geral é fornecer informações contábil-financeiras úteis acerca da entidade para a tomada de decisão por parte de usuários PRIMÁRIOS, como os gerentes de produção, EXCETO de usuários EXTERNOS, como os acionistas que são usuários PRINCIPAIS QUE NÃO PODEM EXIGIR INFORMAÇÕES

  • Gabarito: Errado.

    Na verdade, é por parte dos usuários primários (investidores, credores por empréstimos e outros credores), e não dos usuários internos e externos, como diz a questão. Os usuários externos e internos terão acesso às demonstrações, porém eles não são o foco principal.

  • Gab. ERRADO

    Conforme o Pronunciamento Técnico CPC 00 (R2), o objetivo do relatório financeiro de propósito geral é fornecer informações financeiras sobre a entidade que sejam úteis para investidores, credores por empréstimos e outros credores.

  • Os relatórios tem como objetivo informar aos usuários externos, ainda que os internos possam se beneficiar da informação.

  • O objetivo do relatório financeiro para fins gerais é fornecer informações financeiras sobre a entidade que reporta que sejam úteis para investidores, credores por empréstimos e outros credores, existentes e potenciais, na tomada de decisões referente à oferta de recursos à entidade.

    Usuários dos Relatórios Financeiros (CPC 00 R2) 

    existentes e potenciais (usuários principais )

    Investidores

    credores por empréstimos

    Outros credores 

    usuários “secundários".

    “Outras partes”

    Reguladores

    Público em geral

    Administração

    GABARITO: ERRADO.

  • GABARITO ERRADO

    A assertiva trás uma pegadinha ao falar dos usuários da informação.

    ACIONISTAS - usuários INTERNOS e GERENTES DE PRODUÇÃO não tomam decisões baseadas nos relatórios contábeis.

  • Usuários externos = usuários primários

  • USUÁRIOS INTERNOS 

    1] Alta e média gerência da entidade;

    2] Conselho de Administração;

    3] Acionistas controladores

    USUÁRIOS EXTERNOS [principais]

    1] Empregados;

    2] Investidores;

    3] Credores por empréstimos;

    4] Fornecedores;

    5] Clientes;

    6] Governo e suas agências;

    7] Público;

    Em que pese estarmos dizendo que os usuários podem ser externos ou internos, há também aqueles que são os usuários PRINCIPAIS, ou seja, aqueles a quem as demonstrações contábeis se destinam principalmente.

    Os usuários principais são, essencialmente, os usuários externos, que não podem solicitar informações para a empresa. Usam as informações contábeis para a tomada de decisão (conceder empréstimo, vender a prazo, comprar ações da empresa etc.).

    Gabarito: Errado.

  • USUÁRIOS DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS:

    Governo: Utiliza-se das informações para estabelecer políticas fiscais, regulamentar atividades e fiscalizar a correta apuração dos créditos tributários.

    Administradores: Necessita de informações para tomada de decisão quanto a expansão da empresa, controle de estoques e estabelecer estratégias de mercado.

    Investidores: Interessa-se pelas informações para análise da lucratividade e rentabilidade da empresa, bem como decidir quando comprar, manter ou vender um investimento em ações.

    Empregados: Avaliar a capacidade financeira da empresa para verificar se ela possui condições para pagamento dos salários.

    Credores por empréstimos: Analisa as informações contábeis para verificar a saúde financeira da empresa, com o objetivo de determinar limite de empréstimos e taxa de juros.

    Fornecedores: Utiliza as informações para verificar se a empresa tem capacidade para quitar com suas obrigações dentro do prazo de vencimento.

    Clientes: Avaliar a continuidade operacional da entidade para manter fornecendo os produtos necessários à sua atividade.

    CORRIGINDO:  "fornecer informações contábil-financeiras úteis acerca da entidade para a tomada de decisão por parte de usuários externos, como o acionista preferencial"

    Prof. Cláudio Zorzo

  • Ítem errado. Acionistas são usuários da informação contábil interno e não externo.

  • Errado.

    Sendo bem objetiva: os usuários internos (entenda a alta administração) se utilizam de informações mais tempestivas e de fácil acesso, como um relatório de custo da produção, um relatório de fluxo de caixa para a semana, um relatório de perdas no estoque etc.

    De certa forma, seria algo fora da lógica a administração depender das demonstrações contábeis para tomar suas decisões operacionais.

  • O objetivo do relatório contábil-financeiro de propósito geral é fornecer informações contábil-financeiras acerca da entidade que reporta essa informação (reporting entity) que sejam úteis a investidores existentes e em potencial, a credores por empréstimos e a outros credores, quando da tomada decisão ligada ao fornecimento de recursos para a entidade. Entretanto, relatórios contábil-financeiros de propósito geral não atendem e não podem atender a TODAS as informações de que investidores, credores por empréstimo e outros credores, existentes e em potencial, necessitam, nem mesmo é elaborado no sentido de apurar o valor da entidade que reporta a informação.

    Atenção: As demonstrações contábeis não têm o objetivo de atender as necessidades de um grupo de usuários em particular, já que são elaboradas e divulgadas com a finalidade de satisfazer as necessidades da maioria de seus usuários.

    Gabarito: Errado. Outras questões: Q436204, Q546487, Q349503

  • Errado. As demonstrações são direcionadas aos usuários externos.

  • Diversos comentários errados.

    ACIONISTAS -> USUÁRIOS EXTERNOS

    SÓCIOS -> USUÁRIOS INTERNOS

  • O objetivo do relatório contábil-financeiro de propósito geral é fornecer informações contábil-financeiras úteis acerca da entidade para a tomada de decisão por parte de usuários primários como: investidores, credores por empréstimo e outros credores.

  • A questão se refere ao CPC 00 (R1). ATENÇÃO! Já existe revisão mais nova!

    A título de estudo, segundo o CPC 00 (R2):

    1.7 Relatórios financeiros para fins gerais não se destinam a apresentar o valor da entidade que reporta, mas fornecem informações para auxiliar investidores, credores por empréstimos e outros credores, existentes e potenciais, a estimar o valor da entidade que reporta.

    adicionalmente:

    1.10 Outras partes, como reguladores e o público em geral, que não investidores, credores por empréstimos e outros credores, podem também considerar relatórios financeiros para fins gerais úteis. Contudo, esses relatórios não são direcionados essencialmente a esses outros grupos.

  • Quanto comentário b0sta.

  • Acionista é usuário Externo, pessoal...por favor, não inventa! Acionista= Pessoa interessada a aplicar o capital na empresa, ou seja, uma PF - Pessoa Física - que está fora da Entidade.
  • usuários dos relatórios financeiros (CPC00 R2)

    investidores, credores por empréstimos, outros credores existentes e potencias>>>> usuários principais

    " outras partes"... reguladores, público em geral, administração>>>> usuários secundários

  • Os relatório contábeis se destinam aos usuários externos.

  • O objetivo do relatório financeiro para fins gerais é fornecer informações financeiras sobre a entidade que reporta que sejam úteis para investidores, credores por empréstimos e outros credores, existentes e potenciais, na tomada de decisões referente à oferta de recursos à entidade.

    investidores, credores por empréstimos e outros credores, existentes e potenciais = USUÁRIOS PRINCIPAIS

    Logo, a questão está errado por englobar os usuários internos e externos, visto que são úteis primariamente para os USUÁRIOS PRINCIPAIS.

  • Usuário primário é diferente de usuário interno, aqueles são os investidores, credores por empréstimos e outros credores, existentes e potenciais. Já os usuários internos são os administradores e a administração não precisa se basear em relatórios financeiros para fins gerais, pois ela pode obter internamente as informações financeiras de que precisa.

  • A galera está passando pano....

  • ERRADO

    Dividindo a questão fica mais fácil encontrar o erro. Vejam:

    O objetivo do relatório contábil-financeiro de propósito geral é fornecer informações contábil-financeiras úteis acerca da entidade (CERTO) para a tomada de decisão por parte de usuários internos, como os gerentes de produção, e de usuários externos, como os acionistas.

    Relatórios financeiros de propósito geral: visam, individualmente, atender finalidade específica de todos os usuários. É a forma de a empresa apresentar seus resultados aos usuários externos

    Explicando:

    Usuários internos: incluem os administradores de todos os níveis, que usualmente se valem de informações mais aprofundadas e específicas acerca da entidade, notadamente aquelas relativas ao seu ciclo operacional. São todas as pessoas ou grupos de pessoas relacionadas com a administração da empresa que têm facilidade de acesso às informações contábeis, como: Assembleia dos sócios, conselho de administração, presidente e gestores (alta administração). Por conseguirem as informações de forma tempestiva, não necessitando das demonstrações contábeis.

    Usuários externos: grupo de pessoas que tem interesse direto ou indireto nas demonstrações contábeis divulgadas pela entidade. Eles normalmente não podem requerer e nem têm acesso direto às informações, mas as recebem por meio da divulgação das demonstrações contábeis.

    Devido a importância da informação e o interesse de cada usuário externo, esta categoria se divide em:

    -usuários externos primários: acionistas preferenciais, investidores, potenciais investidores e financiadores as empresas. São as pessoas que aplicam dinheiro na empresa

    -usuários externos secundários: fornecedores, credores, clientes, entidades governamentais de fiscalização, sindicatos e a sociedade em geral. Tem interesses diversos na entidade, normalmente buscam informações relacionadas com as suas atividades operacionais.

    SE LIGA!

    As demonstrações contábeis são destinadas aos usuários externos, especialmente aos usuários externos primários.

  • A questão não deixa claro se trata dos acionistas controladores ou não controladores, aí complica.

  • o erro é bem simples

    usuários internos: tomada de decisão

    usuários externos: não tem tomada de decisão

    acionistas sao usuários externos primários,aplicam dinheiro.

    com isso nao tem tomada de decisão deixando a questao errada

  • Q1093348 Os acionistas são considerados como usuários internos da contabilidade. CERTO

    Usuários internos são aqueles que estão diretamente relacionados à atividade rotineira da empresa e utilizam os dados contábeis em suas funções. Podemos considerar: Administradores; Proprietários, acionistas ou investidores; Contadores e Auditores internos; Outros funcionários.

    Usuários externos são aqueles que apenas se interessam pelos dados contábeis, sem participar ativamente dos processos da empresa. Alguns deles são: Governo; Bancos; Fornecedores; Acionistas potenciais; Outros interessados.

    ACIONISTAS -EM REGRA - USUÁRIOS INTERNOS

    ACIONISTAS MINORITÁRIOS - USUÁRIOS EXTERNOS

    Fonte: amigos Qcianos.

  • A assertiva destaca que os relatórios são destinados aos usuários internos e externos, o que não é verdade.

    As demonstrações são direcionadas aos usuários externos.

    Errado.

  • USUÁRIOS INTERNOS

    Alta e Média Gerência da empresa

    Conselho de Administração

    Diretores

    Acionistas Controladores;

      

    USUÁRIOS EXTERNOS

    Empregados

    Investidores

    Credores por empréstimos

    Acionistas minoritários (aqueles que não são controladores)

    Fisco

  • A Administração da Entidade que reporta também está interessada em informações financeiras sobre a entidade. Ela NÃO PRECISA SE BASEAR em Relatório Financeiro para fins gerais, ela pode obter INTERNAMENTE AS INFORMAÇÕES FINANCEIRAS DE QUE PRECISA.

    CPC 00 (R2)

  • As demonstrações contábeis são destinadas aos usuários externos, especialmente aos usuários externos primários.

  • 1.2 O objetivo do relatório financeiro para fins gerais é fornecer informações financeiras sobre a entidade que reporta que sejam úteis para investidores, credores por empréstimos e outros credores, existentes e potenciais, na tomada de decisões referente à oferta de recursos à entidade.

  • CPC 00 - Suas Info destinam-se :  

    Aos usuários PRIMÁRIOS = Usuários EXTERNOS !!!!

    Usuários primários são : investidores ( minoritários, já que o majoritários são os internos) , credores por empréstimo e outros credores.

  • onde esta o erro da questao ?

  • Data: 07/11/2004

    Banca: CESPE

    Orgão: SGA-DF

    Natureza: Autêntica

    O objeto formal da contabilidade é o estudo do patrimônio das entidades, em seus aspectos qualitativos e quantitativos, e o seu objetivo é o fornecimento de informações como suporte à tomada de decisão pelos usuários internos e externos.

    Correto.

    Qual erro dessa alternativa?

  • GAB:E

    1. A contabilidade tem por objetivo fornecer informações, por meio dos relatórios de propósito geral, aos usuários EXTERNOS primários, que são os investidores de capital financeiro na empresa.

    (GRAN/SIMULADO-2021) A importância da informação contábil apresentada nos relatórios de propósito geral está relacionada com o atendimento das necessidades informacionais dos usuários, especialmente, os usuários internos primários, que são os investidores de capital financeiro. (E)

  • Segundo o CPC 00, o objetivo do relatório contábil-financeiro de propósito

    geral é fornecer informações úteis acerca da entidade a investidores

    existentes e em potencial, a credores por empréstimos e a outros

    credores, em especial no sentido de auxiliá-los na avaliação das perspectivas

    em termos de entrada de fluxos de caixa futuros para a entidade,

    possibilitando a tomada decisão ligada ao fornecimento de recursos para a

    entidade. Eles são os usuários primários para quem relatórios contábilfinanceiros

    de propósito geral são direcionados.

    Gabarito: Errado

  • Trazendo uma diferenciação dos usuários, pq esses conceitos podem confundir:

    USUÁRIOS INTERNOS X EXTERNOS X PRIMÁRIOS X SECUNDÁRIOS:

     

    INTERNOS: alta e média gerência da empresa, conselho da administração, diretores, acionistas controladores. (Contabilidade gerencial, relatórios próprios).

    • Têm acesso tempestivo às informações.

     EXTERNOS: empregados, investidores, credores por empréstimo, acionistas minoritários, fisco.

    • Não tem acesso tempestivo às informações
    • Classificados em externos primários e externos secundários.

    Primários: acionistas preferenciais, investidores, potenciais investidores e financiadores da empresa. (São pessoas que aplicam dinheiro na empresa)

    Secundários: fornecedores, credores, clientes, entidades governantes de fiscalização, sindicatos e a sociedade em geral. (São pessoas que possuem diversos interesses na entidade e buscam informações sobre a atividade operacional da empresa)

     

    • INFORMAÇÕES : USUÁRIOS INTERNOS
    • DEMONSTRAÇÕES: USUÁRIOS EXTERNOS 
  • Usuários Primários:(externos)

    1) Investidores

    2) Credores por empréstimos

    3) Outros credores