SóProvas


ID
1808950
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2016
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Em relação ao reconhecimento e mensuração de ativos e passivos, de receitas e despesas, e de ganhos e perdas, julgue o item subsequente.

O valor das vendas de ingressos para os Jogos Olímpicos de 2016, ocorridas em abril de 2015, deve ser reconhecido no balanço patrimonial do exercício de 2015 da empresa vendedora como um passivo exigível.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: CERTO


    Como o fato gerador ocorrerá somente em 2016, o valor recebido com a venda de ingressos em 2015 deve ser contabilizado como Receitas Antecipadas (conta do Passivo).
  • Gabarito CERTO

    O fato apresentado na questão nada mais é do que uma receita diferida (recebida de forma antecipada). As receitas antecipadas (diferidas) compõem as exigibilidades da entidade, pois representam uma obrigação. No fato apresentado na questão, a obrigação é a de disponibilizar o ingresso ao cliente no evento (Olimpíadas 2016) no horário e local apropriado, conforme acordado com o cliente


    Lançamento:
    D - Caixa
    C - Receitas antecipadas (Passivo - é uma obrigação de dar os ingressos)

    bons estudos
  • O fato gerador ocorrerá apenas em 2016.

    Receita Diferida(Antecipada)

    Lançamento:
    D - Caixa (AC)
    C - Receitas Antecipadas (PC)

  • Pelo regime de competência o registro e feito avaliando fato gerador, como ele já recebeu agora tem a obrigação de prestar aquele serviço. Ta simplório mas pensei assim.]


    CERTO

  • Também acertei levando pelo lado do regime de competência. Nem pensei nas contas.

  • Eu errei, mas depois analisei melhor, a questão realmente está certa. Veja que foi adquirido um GANHO com a venda dos ingressos, para ser prestado o serviço no ano seguinte, até esse momento a empresa não pode declarar nenhuma receita, pois ainda não prestou o serviço. Com isso, ela lançará como Débito uma entrada de dinheiro e como Crédito uma obrigação, como RECEITA RECEBIDA ANTECIPADAMENTO (conta do passivo), já que terá que prestar o serviço prometido. Quando prestar o serviço, aí sim fará o lançamento a Débito da conta Receita Recebida Antecipada, já que está diminuindo uma conta credora e registrará um Crédito da conta RECEITA.

     

    Espero ter ajudado com pouco que eu sei.

  • passivo exigível não é o mesmo que receita diferida... quem acertou com base nesse raciocínio acertou por sorte.

    para acertar teria que ter em mente que os jogos seriam apenas no ano seguinte e é um passivo exigível pois tem a obrigação de entregar o ingresso..


    após a entrega do ingresso iria deixar de ser passivo exigível para só depois ir para receita diferida e apropriar por competência .

  • CERTO

    Já que a venda ocorreu em 2015, ou seja, data do fato gerador, a empresa deverá contabilizar isso no exercício desse ano, conforme o regime de competência. Consoante esse regime, a empresa contabilizará o fato quando ele acontece (2015), independentemente de recebimento ou pagamento (2016). Nota-se que só em 2016 que a empresa contabilizará efetivamente a receita com vendas.

    Em 2015, será:

    D-Caixa (AC)

    C-Receita antecipada (PC)

  • A questão está certa!

    Não houve prestação de serviços no momento da venda, em abril de 2015, pois a realização do evento ocorreu apenas no ano seguinte. Nesse caso, na venda dos ingressos há o registro da entrada dos recebimentos referentes aos ingressos, em contrapartida ao passivo:

    D Disponibilidades

    C Vendas antecipadas de ingressos (passivo)

    Na realização dos eventos, no ano seguinte, houve a transferência do passivo para a receita:

    D Vendas antecipadas de ingressos

    C Receita de ingressos

  • Correto.

    Supomos ser a EMPRESA.

    1) Se estou vendendo algo que só ACONTECERÁ FUTURAMENTE (uma venda em 2015, para olimpíadas em 2016), você concorda que HÁ UMA RECEITA ANTECIPADA. (ESTOU ANTECIPANDO AS VENDAS).

    Logo, RECEITAS ANTECIPADAS/DIFERIDAS são contabilizadas no BP/PC, ATÉ QUE OCORRA O FATO GERADOR, SENDO ASSIM, CONTABILIZADAS COMO UMA DRE/R.

  • em 2015 a empresa vende ingressos para os clientes e estas receitas deverão ser reconhecidos no ano data do balanço. Por isso, a empresa adquiriu uma obrigação para com os clientes e este deve honrar com este compromisso.

  • PASSIVO EXIGÍVEL >>Obrigação Presente.

  • A questão está certa!

    Pois o recebimento antecipado de um fato gerador que ainda não ocorreu ocasiona um direito para quem pagou e uma obrigação para quem recebeu. Logo, o recebimento antecipado deve ser reconhecido como passivo exigível.

  • Recebeu antecipado ? Você ganhou grana, mas tem uma obrigação com seu Cliente. Obrigação = Passivo.

  • 2015 - Por enquanto é apenas transferência do dinheiro, sem realização do evento; ou seja, não houve o fato gerador. Portanto:

    D - Caixa

    C - Receitas Antecipadas

    2016 - Os Jogos Olímpicos ocorreram e, com ele, o fato gerador:

    D - Receitas Antecipadas (pois a dívida foi quitada com a prestação do serviço)

    C - Receita de Prestação de Serviço.

  • Exato, pessoal...

    *Apenas complementando:

    > Como a assertiva não restringiu qual Passivo Exigível - Longo Prazo ou Curto Prazo - a afirmativa não tem erro.

    Agora, caso a assertiva afirmasse que teria de contabilizar pelo Exigível a longo prazo, estaria ERRADA, pois os jogos aconteceriam no ano seguinte. Ou seja, até o final do exercício de 2016.

    Atenção com isso, e Bons Estudos!

  • ✅Gabarito Certo.

    A empresa vendedora recebeu de forma adiantada, esta possui uma obrigação para com o cliente, que tem direito de retirar o ingresso nas condições acordadas. Logo, o passivo com terceiros também é chamado de PASSIVO EXIGÍVEL.

    Autor: Professor Gilson Nogueira.

    Bons estudos.

  • RESUMO: FOI CRIADA UMA OBRIGAÇÃO DA EMPRESA COM O CLIENTE, SENDO UMA RECEITA ANTECIPADA, LOGO FICARÁ NO PASSIVO E PELO PRINCIPIO DA COMPETÊNCIA FOI RECONHECIDA NO EXERCÍCIO DE 2015.

    GABARITO: CERTO

  • A questão está certa! Pois o recebimento antecipado de um fato gerador que ainda não ocorreu ocasiona um direito para quem pagou e uma obrigação para quem recebeu. Logo, o recebimento antecipado deve ser reconhecido como passivo exigível.

  • EMPRESA VENDEU INGRESSOS: GEROU UMA OBRIGAÇÃO

    CLIENTE COMPROU INGRESSOS: GEROU UM DIREITO

    D- CAIXA ( VENDAS DO INGRESSO) "ATIVO"

    C- RECEITA ANTECIPADA (OBRIGAÇÃO DOS IGRESSOS PARA O JOGO) "PASSIVO EXIGÍVEL"

  • Gabarito CERTO

    O fato apresentado na questão nada mais é do que uma receita diferida (recebida de forma antecipada). As receitas antecipadas (diferidas) compõem as exigibilidades da entidade, pois representam uma obrigação. No fato apresentado na questão, a obrigação é a de disponibilizar o ingresso ao cliente no evento (Olimpíadas 2016) no horário e local apropriado, conforme acordado com o cliente

    Lançamento:

    D - Caixa

    C - Receitas antecipadas (Passivo - é uma obrigação de dar os ingressos)

  • Certo, a empresa tem a obrigação de entregar o produto/serviço (passivo exigível = obrigações com terceiros)