SóProvas


ID
1808965
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2016
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Com relação ao reconhecimento e à mensuração de itens patrimoniais e de resultado, julgue o item subsecutivo.

Caso uma empresa realize gastos para a aquisição de um bem, em que se espera que os benefícios econômicos ocorram somente ao longo do período corrente, então essa transação deverá ser reconhecida como despesa na demonstração do resultado. 

Alternativas
Comentários
  • Gabarito CERTO

    Segundo a Estrutura Conceitual (CPC 00), uma despesa é reconhecida imediatamente na demonstração do resultado quando um gasto não produz benefícios econômicos futuros ou quando, e na extensão em que os benefícios econômicos futuros não se qualificam, ou deixam de se qualificar, para reconhecimento no balanço patrimonial como um ativo.

    Nesse sentido, no caso apresentado na questão, como se espera que os benefícios econômicos ocorram somente ao longo do período corrente, ou seja, não está caracterizada a produção de benefícios econômicos futuros desses gastos. Logo, essa transação deverá ser reconhecida como despesa na DRE.


    bons estudos

  • CPC 00

    Ativo é um recurso controlado pela entidade como resultado de eventos passados e do qual SE ESPERA que resultem futuros benefícios econômicos para a entidade. Se não houver a expectativa de contribuição futura, direta ou indireta, ao caixa da empresa, não existe o ativo.

    No conceito de ativo não se afirma que o recurso gerará benefícios econômicos e sim que SE ESPERA, ou seja, tem que haver apenas uma expectiva, não certeza.

    O enunciado da questão menciona que se espera, ou seja, dá a ideia de expectativa de benefício futuro do gasto. Então não deveria ser um ativo?

    Não consegui encontrar na questão a certeza de que o gasto não gerará benefício econômico. Ajudem-me a entender, por favor?

  • A lógica do colega Renato está corretíssima, entretanto encontrei outro item do CPC 00 que está mais aderente à questão cobrada pelo CESPE:

    Reconhecimento de ativos
    [...]
    4.45 Um ativo não deve ser reconhecido no balanço patrmonial quando os gastos incorridos não proporcionarem a expectativa provável de geração de benefícios econômicos para a entidade além do período contábil corrente. Ao invés disso, tal transação deve ser reconhecida como despesa na demonstração de resultado. [...]

    Força e fé!
  • Se fosse custo (ativo), eu poderia escolher a hora de vender esse ativo. (se espera que gere benefícios futuros)
    Como é despesa, estou limitado a esse período, devido ao princípio da competência.

  • ahhh mano

  • Essa questão deixaria por último na hora da prova ou...

  • "Tudo que for gasto com ATIVO, desde sua aquisição, até a sua colaboração em uso é um custo"

    Prof. Cláudio Zorzo

  • Perfeito o comentário do Valter Jr.

  • Pelo amor de deus, comentários tentando se adequar ao gabarito da banca. Aí fica fácil...

    Vem cá, do jeito que está escrito a questão: um gasto para colocar um imobilizado em condições de uso deve ser lançado como despesa? 

    E mais, eles escreve "se espera"... gabarito trocado ou redação está incorreta. Há gastos que você ativa e há gastos que você não ativa.

    kkkk com jornal de segunda fica fácil prever domingo.

  • correto, "somente ao longo do período corrente", isto é: desse ativo não se espera que futuros benefícios econômicos fluam para a entidade e por tal motivo não será reconhecido no patrimônio, e sim será reconhecida uma despesa.

    "Um ativo não deve ser reconhecido no balanço patrimonial quando os gastos incorridos não proporcionarem a expectativa provável de geração de benefícios econômicos para a entidade além do período contábil corrente. Ao invés disso, tal transação deve ser reconhecida como despesa na demonstração de resultado". CPC 00

  • Tudo antes de virar custo é despesa.

  • CPC00

    4.45 Um ativo não deve ser reconhecido no balanço patrmonial quando os gastos incorridos não proporcionarem a expectativa provável de geração de benefícios econômicos para a entidade além do período contábil corrente. Ao invés disso, tal transação deve ser reconhecida como despesa na demonstração de resultado. [...]

  • Um exemplo:

    Segundo o CPC 27, o ativo imobilizado é o item tangível que:

    (a) é mantido para uso na produção ou fornecimento de mercadorias ou serviços, para aluguel a outros, ou para fins administrativos; e

    (b) se espera utilizar por mais de um período.

    Dessa forma, se uma empresa adquire um bem corpóreo (ex: ferramentas) para utilizá-lo por apenas um exercício, ele não será registrado no ativo imobilizado. Essa transação será registrada como despesa no resultado.

    Gabarito: CERTO

  • Questão maldosa do crlh, se não fosse por ela eu nem iria me atentar a esse pequeno trecho: além do período contábil corrente

    Reconhecimento de ativos

    [...]

    4.45 Um ativo não deve ser reconhecido no balanço patrimonial quando os gastos incorridos não proporcionarem a expectativa provável de geração de benefícios econômicos para a entidade além do período contábil corrente. Ao invés disso,tal transação deve ser reconhecida como despesa na demonstração de resultado. [...]

  • Essa questão é de 2016 e o gabarito justifica-se pela redação do CPC 00 - R1. Porém, hoje o CPC 00 encontra-se na sua segunda revisão (R2) e não encontrei, nessa última versão, o embasamento teórico que justifique o gabarito deste item.

    O item 4.45 que muitos colaram nas respostas aqui é do CPC 00 - R1 (não é a mais recente).

    Alguém poderia ajudar?

    Obrigado.

  • Se uma empresa realize gastos para a aquisição de um bem, em que se espera que os benefícios econômicos ocorram somente ao longo do período corrente, então essa transação deverá ser reconhecida como despesa na demonstração do resultado, isso porque ela ainda não atende a definição de ativo, ou seja, não está caracterizada a produção de benefícios econômicos futuros desses gastos

  • Pra mim que deveria ser escrita como despesa antecipada. Mas Cespe é Cespe né

  • GAB.: CERTO.

     Um ativo não deve ser reconhecido no balanço patrimonial quando os gastos incorridos não proporcionarem a expectativa provável de geração de benefícios econômicos para a entidade além do período contábil corrente.

    Ao invés disso, tal transação deve ser reconhecida como despesa na demonstração do resultado.

    FONTE: Prof. Gilson Nogueira.

  •  Um ativo NÃO deve ser reconhecido no balanço patrimonial quando os gastos incorridos não proporcionarem a expectativa provável de geração de benefícios econômicos para a entidade além do período contábil corrente.

    Ao invés disso, tal transação deve ser reconhecida como despesa na demonstração do resultado.

  • Questão maldosa.

    Mas de maneira resumida acredito que fique mais fácil :

    Suponha que você realize um gasto para compra de determinado objeto, pois bem, essa compra pode ser à vista ou a prazo, em ambos os casos teremos um lançamento a crédito, em caixa se for à vista ou em conta de passivo, fornecedores, por exemplo, se for a prazo.

    Seguindo... realizado o crédito, falta um débito, correto?! Pois bem, este débito pode ser no balanço patrimonial (conta do ativo) ou na demonstração do resultado do exercício (despesa).

    E como vamos saber se o lançamento será no ativo ou uma despesa?! É neste ponto que entra a teoria cobrada pela questão. Perceba que ao realizar o gasto, temos a expectativa de que ele gere benefícios econômicos para a entidade. Porém, precisamos saber se esse benefício será proporcionado por pouco tempo (durante o exercício corrente) ou muito tempo (além do exercício corrente ). Se for por pouco tempo, o débito será em despesa, se for por muito tempo, vida longa, além do período corrente, devemos reconhecer um ativo.

    A intenção foi tornar mais palatável, espero que ajude!

    Bons estudos!!

  • Ativo imobilizado, segundo o CPC 27, é o item tangível que:

    • (a) é mantido para uso na produção ou fornecimento de mercadorias ou serviços, para aluguel a outros, ou para fins administrativos; e
    • (b) se espera utilizar por mais de um período.

    Correspondem aos direitos que tenham por objeto bens corpóreos destinados à manutenção das atividades da entidade ou exercidos com essa finalidade, inclusive os decorrentes de operações que transfiram a ela os benefícios, os riscos e o controle desses bens.

    Assim, aqueles gastos realizados em que se espera que os benefícios econômicos ocorram somente ao longo do período corrente são tratados como despesa.

    Prof. Igor Cintra

  • Ativo deve ser reconhecido para benefícios superiores ao período corrente. Como os benefícios só vão ocorrer no período corrente, trata-se de uma despesa.

    pelos meus resumos, acredito que é isso.