-
Tropeiros, condutor de tropa, arrieiro ou bruaqueiro é a designação dada aos condutores de tropas ou comitivas de muares e cavalos entre as regiões de produção e os centros consumidores no Brasil a partir do século XVII.
R= letra D
-
No Brasil Colonial, principalmente nos séculos XVII e XVIII, os tropeiros tinham uma grande importância econômica. Estes condutores de mulas eram também comerciantes.
Os tropeiros faziam o comércio de animais (mulas e cavalos) entre as regiões sul e sudeste. Comercializavam também alimentos, principalmente o charque (carne seca) do sul para o sudeste.
Como a região da minas estava, no século XVIII, muito voltada para a extração de ouro, a produção destes alimentos era muito baixa. Para suprir estas necessidades, os tropeiros vendiam estes alimentos na região.
Abrindo estradas e fundando vilas e cidades
Os tropeiros também foram muito importantes na abertura de estradas e fundação de vilas e cidades.
Muitos entrepostos e feiras comerciais criados por tropeiros deram origem a pequenas vilas e, futuramente, às cidades.
fonte: suapesquisa.com
-
O Tropeirismo no Brasil Colonial, principalmente nos séculos XVII e XVIII, teve uma grande importância econômica. Estes guerreiros eram comerciantes que faziam o comércio de animais (mulas e cavalos) entre as regiões sul e sudeste. Comercializavam também alimentos, principalmente o charque (carne seca) do sul para o sudeste.
GAB: D
#PMPR2020
"vá e vença e que por vencido não vos conheçam"
-
Gabarito: D
Os tropeiros faziam o comércio de animais (mulas e cavalos) entre as regiões sul e sudeste. Comercializavam também alimentos, principalmente o charque (carne seca) do sul para o sudeste.
Força!
-
TROPEIROS – XVIII
Portugal proibiu a agricultura e pecuária na região de MG, pois eram regiões de metais e pedras preciosas, logo, a extração do ouro era mais importante. Portanto, os tropeiros levavam alimento e outras coisas para a região da feira de Sorocaba e de lá iria para outros lugares, caminho de Viamão RS->SP. Quando ocorreu a construção de ferrovias, o tropeirismo perdeu força.
Para quem vai fazer a PMPR: Os tropeiros paravam no PR esperando o rio baixar, com isso foram sendo criadas cidades no segundo planalto; como: Lapa, Ponta-Grossa, castro, Rio Negro, Campo do Tenente, entre outras.
-
Lembrando que os tropeiros eram homens ricos e não usavam o dinheiro e sim a troca.
-
gabarito letra D
questão linda!
bons estudos