-
Pertence ao modelo de processo de Comunicação de Lasswell e não Lazarsfeld
Após a Teoria Hipodérmica surgiu o Modelo de Lasswell. Apesar de baseado na Teoria Hipodérmica, este modelo, criado pelo cientista político Harold Lasswell, apontava as falhas da mesma e foi um dos responsáveis pela sua defasagem. O Modelo de Lasswell apontava cinco questões cruciais para a compreensão correta da mensagem midiática: “Quem? Diz o quê? Através de que canal? A quem? Com que efeito?”. A partir da obtenção das respostas para tais perguntas, a mensagem era caracterizada como clara e completa.
-
Modelo de Lasswell, na década de 1940
-
Modelo de Lasswell, apontando falhas na Teoria Hipodérmica.
-
Lasswell admite que a comunicação é intencional, consciente e voluntária. Também é individual, os papeis do emissor e receptor surgem isolados; e sem reciprocidade. Com isso, ele determina que o poder dos media era limitado.
Para Lasswell, o alcance e efeito das mensagens transmitidas pela mídia só eram possíveis se quatro questões fossem respondidas: Quem? Diz o quê? Através de que canal? A quem? Com que efeito?
Sendo que, o “Quem” está ligado aos emissores da mensagem; o “Diz” corresponde ao conteúdo da mensagem; o “canal” à análise dos meios e, por último, o “Efeito” à análise da audiência e reflexos na sociedade. Somente a partir da obtenção das respostas para tais perguntas, a mensagem era caracterizada como clara e completa.
Para aprofundar o assunto, Lasswell e outros investigadores criam a Comunication Research, que discutiria a maneira como os meios de comunicação de massas alteravam os indivíduos.
-
Paul Lazarsfeld, ao lado de Robert Merton, escreveu sobre as três funções da mídia ou as funções da Comunicação na sociedade:
a) Função de conferir e garantir status
b) Função de reforço das normas sociais
c) Disfunção narcotizante