SóProvas


ID
1809883
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2016
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

No que se refere às teorias da comunicação e à estrutura da notícia, julgue o item que se segue.

A Escola de Frankfurt sistematizou a doutrina da natureza essencial e das variedades fundamentais da semiose, isto é, da cadeia produtiva da construção de sentidos.

Alternativas
Comentários
  • A Escola de Frankfurt tinha uma crítica social à cultura de massa, com um viés filosófico marxista. O estudo que sistematizou a cadeia produtiva da construção de sentidos foi a semiótica.

  • A Escola de Frankfurt fez uma crítica ao paradigma dominante (comunicação linear e reducionista) e introduziu conceitos como o de Indústria Cultural.

  • Max Horkheimer (1895-1973) e Theodor W. Adorno (1903-1969) são os principais representantes da escola, fundada em 1924 na Universidade de Frankfurt, na Alemanha. No local, um conjunto de teóricos, entre eles Walter Benjamin (1892-1940), Jürgen Habermas (1929), Herbert Marcuse (1898-1979) e Erich Fromm(1900-1980), desenvolveram estudos de orientação marxista.

    Os estudos dos filósofos de Frankfurt ficaram conhecidos como Teoria Crítica, que se contrapõe à Teoria Tradicional. A diferença é que enquanto a tradicional é “neutra” em seu uso, a crítica busca analisar as condições sociopolíticas e econômicas de sua aplicação, visando à transformação da realidade. Um exemplo de como isso funciona é a análise dos meios de comunicação caracterizados como indústria cultural.

  • As teorias de semiótica e semiologia foram desenvolvida por autores como Ferdinand de Saussure, Charles S. Peirce, Yuri Lotman (e a Escola de Tartu-Moscou) e Mikhail Baktin, entre outros.