SóProvas


ID
1810828
Banca
CESGRANRIO
Órgão
ANP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Nos anos 1970, houve uma guinada significativa do governo e das grandes empresas norte-americanas no mercado mundial de petróleo. Confirmando previsões, os Estados Unidos atingiram o peak oil, invertendo a tendência histórica de expansão e iniciando a fase descendente do ciclo, com retração no volume das reservas provadas e na produção doméstica de petróleo. A partir de então, aumentou significativamente a dependência norte-americana das importações de petróleo e gás natural.

EGLER, C. Crise, mudanças globais e inserção da América do Sul na economia mundial. In: Videira, S. et al. (Org.) Geografia econômica: (re)leituras contemporâneas. Rio de Janeiro: Letra Capital, 2011, p. 16. Adaptado.

A inversão de tendência mencionada conduziu à seguinte situação geopolítica:


Alternativas
Comentários
  • Chutão...

    Se a inversão de tendência, trata-se de retração no volume das reservas, fazendo com que aumentasse a dependência dos norte-americanos, só me leva a crer que os EUA ficou mais presente na região do Oriente Médio, ou seja, teve q buscar fora do país.

    Letra D.

  • D

    Os Estados Unidos, como retraiu as suas reservas, foi buscar petróleo principalmente na Arábia Saudita, um parceiro comercial. Logo, o Oriente Médio teve a presença dos EUA aumentada.

  • Complementando, época em que os EUA fechou grande parceria com Arabia Saudita(maior reserva de petróleo) 

  • Resolvi essa questão lembrando dos filmes americanos de guerra, a maioria se passa no oriente médio, nos locais onde se tem grandes reservas de petróleo.

    Meio no chute kkkk

    Gabarito: Alternativa D