-
A ética profissional a ser seguida por profissionais de qualquer área diz respeito à conduta honesta do profissional no exercício da sua profissão. Sobre o tema, marque a alternativa correta.
A)Guardar sigilo das informações obtidas no exercício da profissão apenas durante o tempo em que trabalhar na empresa.
B)Prejudicar apenas os colegas que agirem de forma incorreta no relacionamento diário.
C)Relatar ao seu supervisor toda e qualquer atitude dos colegas de trabalho, mesmo que não sejam prejudiciais à empresa.
D)Respeitar todos os funcionários da empresa, independente da função que exerçam.
E)Tratar com indiferença os clientes que apresentem reclamações contra a empresa.
-
A ética é a parte da filosofia que se dedica ao estudo dos valores morais e princípios ideais do comportamento social. Ou seja, a ética se refere ao caráter.
Ela se diferencia da moral, porque busca fundamentar as ações exclusivamente pela razão, enquanto a moral se baseia em obediência a costumes e hábitos que variam de acordo com a cultura.
A ética profissional pode ser entendida como o conjunto de práticas que determinam a adequação no exercício de qualquer profissão. É através da ética que se dão as relações interpessoais no trabalho, visando, especialmente, o respeito e o bem-estar no ambiente profissional.
Quando falamos em ética, é importante lembrar que ela é inerente à vida humana, ou seja, é indispensável ser ético para conviver em sociedade. É através dela que se pratica o respeito aos demais. Portanto, dentro do ambiente de trabalho ela é ainda mais importante. Afinal, atitudes inadequadas podem, com certeza, afetar o desempenho e a reputação de uma empresa.
-
Os elementos mais importantes da ética profissional são muito semelhantes aos da ética social. São eles:
1) Honestidade: É um preceito básico para a convivência tanto pessoal quanto profissional. Ser desonesto pode trazer consequências gravíssimas para a vida profissional de um indivíduo, como a demissão por justa causa, por exemplo – a depender da gravidade do fato. Falar sempre a verdade, não culpar colegas por erros seus e assumir falhas próprias são atitudes honestas e de valor para uma vida profissional ética e reta.
2) Sigilo: Dados confidenciais da empresa, dos colegas, dos superiores ou quaisquer outras informações relevantes, não devem ser compartilhadas fora da empresa – às vezes nem mesmo dentro dela. Alguns assuntos são confidenciais por segurança, e não é nada ético sair falando aos quatro ventos sobre coisas que não dizem respeito a determinados públicos. Informações sigilosas geralmente estão protegidas por lei e, caso algum funcionário quebre este protocolo, a pena é certa.
3) Competência: Ser competente não se resume apenas a ter talento para desenvolver uma tarefa. A competência envolve também o compromisso, a organização e a capacidade de ajudar os demais, tudo com a finalidade de realizar um bom trabalho de forma geral.
4) Prudência: Respeito às relações profissionais existentes dentro do ambiente de trabalho. Ter noção da hierarquia, cuidado com comentários, brincadeiras e atitudes que podem até mesmo ofender os demais. É importante ainda ter prudência na realização das tarefas, fazer tudo da forma mais correta possível, sem “atalhos” ou “jeitinhos”.
5) Humildade: Ser humilde não é fingir que aquele resultado não foi tão bom quanto parece, ou tentar se esquivar de elogios. Isso é falsa modéstia, e não é necessária. Humildade é perguntar quando há dúvidas, no caso do empregado. É ouvir os subordinados, no caso do líder. Ou, para ambos, reconhecer erros e aprender com eles.
6) Imparcialidade: Ponto importante quando se fala de ética. Tratar a todos de maneira igual, independentemente do cargo que ocupam. Ser imparcial é mais importante ainda para os gestores. Quando ocorrem erros ou problemas é preciso que não haja qualquer tipo de protecionismo. É comum as relações profissionais extrapolarem os limites do escritório e delas nascerem amizades, mas é imprescindível saber separar a relação pessoal da profissional. O foco deve ser sempre na atitude, no fato, no acontecimento, no resultado, e não na pessoa.
-
A ética profissional vale para todos, independentemente de cargo.
Comportamentos antiéticos praticados por líderes invariavelmente abalam o clima organizacional, prejudicando o rendimento da equipe.
Já quando o subordinado, membro de um grupo, é antiético, surge o descontentamento entre colegas, a quebra dos círculos de confiança e a diminuição do companheirismo e dedicação.
.
http://www.gazetadopovo.com.br/blogs/talento-em-pauta/etica-profissional/
-
D)Respeitar todos os funcionários da empresa, independente da função que exerçam.
Ética profissional.