SóProvas


ID
1813276
Banca
UNIUV
Órgão
Prefeitura de Sertaneja - PR
Ano
2015
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

A data do brasão do Município de Sertaneja refere-se a que fato histórico?

Alternativas
Comentários
  • SÍMBOLOS MUNICIPAIS: Lei Nº 344/81 – de 24 de abril de 1.981

     

    Art. 1º - Usando da faculdade constante do § 3º, artigo 1º, da Constituição da República Federativa do Brasil, são símbolos do Município de Sertaneja, Estado do Paraná, o BRASÃO DE ARMAS ou ESCUDO MUNICIPAL, a BANDEIRA MUNICIPAL E O HINO, executados de acordo com as especificações e regras básicas constantes desta lei.

     

    Art. 2º - A reprodução, uso, apresentação e execução dos símbolos do Município observarão, em tudo o que lhes for aplicável, as disposições da lei federal nº 5.700,de 1º de setembro de 1.971 (que dispõe sobre a forma e a apresentação dos símbolos nacionais).

     

    § 1º - Exemplares reproduzindo os símbolos do Município poderão ser distribuídos pela Prefeitura Municipal, mediante prévia autorização do Prefeito Municipal.

     

    § 2º - É vedado colocar, aplicar, inscrever ou alterar, por qualquer forma ou processo, quaisquer inscrições sobre os símbolos do Município.

     

    § 3º - Os exemplares dos símbolos do Município, cuja reprodução estiver em desacordo com as descrições constantes desta lei, serão apreendidas e incinerados pelo Poder Público Municipal, sem que os transgressores possam alegar qualquer direito de indenização, independente das contravenções penais em que possam ser inquinados.

     

    Art. 3º - O Brasão de Armas, Escudo Municipal, ou simplesmente Armas do Município de Sertaneja, blasonam-se do seguinte modo:

     

    Escudo - português antigo ou clássico, de ponta redonda, de goles, cortado em duas faixas de prata, carregado em abismo, de uma árvore estilizada de ipê amarelo (Tabebuía Alba), arrancada, florescida, de sua cor.

     

    O campo de vermelho do escudo significa aí o território municipal, com os recursos naturais e a paisagem, onde se desenvolvem as aspirações e esforços sertanejenses, sob diferentes formas de atividades e profissões, que as faixas de prata estereotipam.

     

    A ação convergente e edificante, renovada constante, fator preponderante do desenvolvimento, que a criatividade, a prosperidade e a circulação da riqueza realimenta através da tecnologia, estão aí representadas pela roda de engrenagem de ouro de 6 (seis) dentes.

    Inversa e subliminarmente inscritos sobre a roda de engrenagem, os triângulos eqüiláteros sugerem a sinergia que deve presidir a organização e a higidez social e do trabalho, pela divisão dos ofícios e a convergência dos esforços nas comunidades rurais e urbanas, e nas funções político-administrativas, e tudo sob a égide da fraternidade humana e a solidariedade cívica, essência da política republicana da Federação Brasileira