SóProvas


ID
1814302
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2016
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Acerca do modelo macroeconômico IS/LM, julgue o item subsequente.

O aumento da propensão marginal a consumir torna a curva IS mais plana, com juros no eixo das ordenadas e produto no eixo das abscissas.

Alternativas
Comentários
  • Lembrando que o multiplicador keynesiano, k, altera a inclinação da IS, temos que:

    k=1/1-ccom o aumento de c, propensão marginal a consumir, alterações na demanda autônoma irão gerar um impacto maior na renda. Logo, se reduzir-mos a taxa de juros, o Investimento Autônomo irá elevar mais a renda quando a propensão marginal a consumir for maior, dessa forma a IS é mais plana com uma maior propensão marginal a consumir.Além disso, no gráfico, o eixo y, ordenadas, é dado pela taxa de juros r, enquanto que o eixo x, abcissas, é dado pelo produto.Gabarito: Certo
  • Certo.

    Em primeiro lugar, vale lembrar que a Curva IS relaciona o Produto Y com a taxa de juros r.

    Também vale lembrar que Y=C+G+I,

    C=consumo

    I= Investimento I, que é função da taxa de juros r,

    G= gasto do governo

    Então, de forma geral, quando há um aumento da propensão marginal a consumir (PMC), isso significa que o consumidor está querendo gastar mais de sua renda do que na situação em que ele tinha menor propensão marginal a consumir. Assim, uma variação na taxa de juros no novo cenário com uma PMC maior trará maior impacto para a renda: por exemplo, se a taxa de juros diminuir, o consumidor gastará mais do que gastava antes, isso vai aumentar mais o C, e, portanto, aumentará mais a renda Y do que na situação em que ele tinha menor propensão a consumir. 

    Assim, a curva IS na situação com maior PMC ficará mais horizontalizada do que na situação anterior: é como se a curva ficasse mais elástica, pois com o aumento do PMC temos que a renda Y "responde" mais à variação de juros.

    Matematicamente, a Curva IS relaciona o Produto Y com a taxa de juros r . A questão pede para dizer o que ocorre com essa relação entre Y e r quando aumentamos a propensão marginal a consumir PMC. 

    Então, primeiro devemos relacionar Y e PMC. Sabemos que Y = C+I(r) +G

    Em que:

    A equação do consumo pode ser escrita como:

    C= Ca + PMC*Y

    C é o consumo, que tem uma parcela autônoma Ca + mais uma parcela que depende da renda e da propensão marginal a consumir PMC.

    Unindo e simplificando as equações, temos:

    Y = Ca + PMC*Y+I(r)+G 

    (1-PMC)Y= Ca + I(r)+G

    Y= [1/(1-PMC)]*[Ca + I(r)+G]

    Assim, para uma mesma taxa de juros r, o aumento da propensão marginal a consumir leva ao aumento de Y, tornando a curva mais horizontal.

     

     

  • Resposta muito completa da thaise, só completando essa parte : "é como se a curva ficasse mais elástica, pois com o aumento do PMC temos que a renda Y "responde" mais à variação de juros."

    A inclinação da IS é determinada pela elasticidade da demanda por investimento em relação ao juros.

    quanto maior a Eir menos inclinada, quanto maior Eir mais inclinada a IS é. quanto mais inclinada mais horizontal, quando a inclinação aumenta, ela gira em sentido antihorário, e quando diminui, gira em sentido horário, ela é muito inclinada quando está na horizontal, e tem inclinação nula quando está na vertical.

  • A inclinação da curva IS depende, essencialmente, de dois fatores:

    1)      A sensibilidade do investimento em relação à taxa de juros, quanto maior a elasticidade mais horizontal a curva IS;

    2)      A propensão marginal a consumir (ou multiplicador de gastos), quanto maior a propensão marginal a consumir mais horizontal a curva IS.

    A curva IS compreende os pares de renda/produto, nas abscissas, e taxa de juros, nas ordenadas, que equilibram o mercado de bens.

    Gabarito: Correto.

  • A inclinação da curva IS depende, essencialmente de dois fatores:

    1) Sensibilidade do investimento em relação a taxa de juros, quanto maior a elasticidade mais horizontal a curva IS.

    2) A propensão marginal a consumir ( ou multiplicador de gastos),quanto maior a propensão marginal a consumir mais horizontal a curva IS.

    A curva IS compreende os pares de renda/produto, nas abscissas, e taxa de juros, nasordenadas, que equilibram o mercado de bens.

  • Quanto maior a PmgC, menos inclinada (mais horizontal) será a IS. Se a IS será mais horizontal, é porque ela é mais plana. Vale lembrar que se aumentarmos a sensibilidade do investimento aos juros, a IS também será mais plana.

    Não esqueça que o eixo das ordenadas é o vertical. O eixo das abscissas é o horizontal.