SóProvas


ID
1814380
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2016
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Em relação aos aspectos teóricos do desenvolvimento socioeconômico, bem como aos indicadores de desenvolvimento econômico, julgue o item subsecutivo.

Em determinada economia, a análise dos dados estatísticos relacionados ao desemprego aberto e ao emprego de subsistência permitem definir o nível de desenvolvimento socioeconômico do mercado de trabalho.

Alternativas
Comentários
  • Desemprego Aberto: pessoas que procuraram trabalho de maneira efetiva nos 30 dias anteriores ao da entrevista e não exerceram nenhum tipo de atividade nos 7 últimos dias.


  • Alguém sabe pq está errado?

  • nao vai ser dsemprgo que vai afeta economia do pais, se fosse assim pais estava a beira da falencia total, porque tem muitas pessoas que nao trabalham porque nao querem.

    meu ponto d vista

  • Pensando bem, a análise dos dados estatísticos relacionados ao desemprego aberto e ao emprego de subsistência não permitem definir o nível de desenvolvimento socioeconômico do mercado de trabalho.

    MOTIVO:

    Imagine que todos os desempregados começassem a trabalhar, seja por autonomia ou em alguma empresa.

    A pergunta: Será que como autônomo ele conseguiria lucrar muito ou seria mais uma das milhares de microempresas que vão à falência?

    E será que esses novos trabalhadores influenciariam no fluxo econômico das empresas em que estariam trabalhando?

    Logo, não podemos concluir que TODOS eles irão definir o nível de desenvolvimento socioeconômico do mercado de trabalho.

  • Gab. C

    Acredito que se fosse o desemprego keynesiano ou conjuntural, a questão estaria certa. O desemprego keynesiano ocorre pela insuficiência da demanda agregada para absorver a produção agregada de pleno emprego. Já o mesmo não podemos dizer para o desemprego aberto, que, por não ser um agregado maroeconômico, não afeta a Curva de Demanda Agregada de bens e serviços.

    Quanto a segunda parte da questão, o emprego de subsistência pode ser correlacionado ao desemprego disfarçado, cuja característica é a produtividade marginal da mão-de-obra tendente a zero, exemplificado na retirada de um trabalhador da roça que não afeta o produção agrícola.

    Qualquer equívoco, peço a gentileza que me avisem por Mensagem.

  • Fala pessoal! Professor Jetro Coutinho aqui, para comentar esta questão sobre o mercado de trabalho.

    O desemprego aberto é um dado do mercado de trabalho que considera as pessoas que procuraram emprego nos últimos 30 dias e que não exerceram nenhum trabalho nos últimos 7 dias.

    Já o emprego de subsistência nos mostra as pessoas que trabalham apenas para se manter, sem pretensão de realizar alguma exploração econômica disso. É o caso de pessoas que pescam exclusivamente para se alimentar, sem querer vender peixes para outras pessoas.

    Sabendo dados do desemprego aberto e do emprego de subsistência, nós apenas conseguimos saber o número de pessoas que estão nas duas situações. Para conseguirmos aferir o nível de desenvolvimento socioeconômico do mercado de trabalho, estas duas informações não são suficientes. Isto porque precisamos de mais dados socioeconômicos, como a experiência de trabalho, o nível de escolaridade, o grau de formalização da economia, a quantidade total de pessoas empregadas e desempregadas, etc.

    Ou seja, não dá para concluirmos sobre o nível socioeconômico apenas com dados do desemprego aberto e do emprego de subsistência. Assim, questão errada.

    De qualquer forma, a questão também poderia ter sido anulada, visto o erro de concordância existente na questão ("análise dos dados estatísticos" ... "permitem"), já que a palavra "permitem" deveria estar no singular.


    Gabarito do Professor: ERRADO.