SóProvas


ID
1814608
Banca
FGV
Órgão
CODEMIG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Um marco histórico importante para os arquivos é a Revolução Francesa. Além da criação do Arquivo Nacional, de uma “rede de arquivos do Estado", e da centralização dos arquivos, foi importante o reconhecimento pelo Estado:

Alternativas
Comentários
  • Este reconhecimento de guarda e não de destruição resultou em três importantes realizações no campo arquivístico: a) Criação de uma administração nacional e independente dos arquivos; b) Proclamação do princípio de acesso do público aos arquivos; c) Reconhecimento da responsabilidade do Estado pela conservação dos documentos de valor, do passado; (SCHELLENBERG, 2006. p. 24)

    Leia mais em: http://www.webartigos.com/artigos/a-evolucao-do-arquivo-e-da-arquivologia-na-perspectiva-da-historia/33326/#ixzz49CRcWBjq

  • Questão complicada.

  • Sim, questão difícil, mas também foi para Arquivista.

  • Letra E.

     

    Além da:

    1 - criação do Arquivo Nacional;

    2 - “rede de arquivos do Estado";

    3 - centralização dos arquivos;

     

    foi importante o reconhecimento pelo Estado:

     

    4 - da responsabilidade no cuidado com os arquivos; e

    5 - o direito público do acesso.

  • Resolvi a questão por lógica (chute consciente). No contexto da revolução francesa, na qual o Estado passou por uma racionalização, a burguesia ascendeu e houve uma diminuição do autoritarismo e ingerência do Estado na vida privada das pessoas. É mais lógico falar de concessão de direitos aos cidadãos (direito público do acesso)  e assunção de responsabilidades pelo Estado (responsabilidade no cuidado com os arquivos). Não faz muito sentido falar de criação de teorias e especializações específicas do campo da arquivística, no contexto da revolução Francesa.

    Gab: Letra E

  • Complementando a resposta da colega:

    Durante toda a Revolução Francesa, os documentos foram considerados básicos para a manutenção de uma antiga sociedade e para o estabelecimento de uma nova. Os documentos da sociedade antiga foram preservados principalmente e, talvez, sem essa intenção, para usos culturais. Os da nova sociedade o foram para proteção de direitos públicos. O reconhecimento da importância dos documentos para a sociedade foi uma das grandes conquistas da Revolução Francesa. Este reconhecimento resultou em três importantes realizações no campo arquivístico:

    1. Criação de uma administração nacional e independente dos arquivos.
    2. Proclamação do princípio de acesso público aos arquivos.
    3. Reconhecimento da responsabilidade do Estado pela conversação dos documentos de valor, do passado.

    Fonte: Livro Arquivos Modernos (ed 6, pág 27)