SóProvas


ID
1815040
Banca
IDECAN
Órgão
PRODEB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

O backup é uma das principais maneiras de proteção de dados. Um escalonamento de backup na empresa ProBahia segue um padrão semanal, em que todos os backups são realizados às 7:00 horas, no domingo é realizado um backup completo (C) e de segunda a sábado backups incrementais identificados por I1 (segunda‐feira), I2 (terça‐feira), I3 (quarta‐feira),   I4 (quinta‐feira), I5 (sexta‐feira) e I6 (sábado). Considerando o processo de backup e restauração e este esquema de backup, assinale a afirmativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: (c) Para uma restauração completa do sistema cujo problema ocorreu na quarta‐feira às 18:00 horas, deve‐se, obrigatoriamente, iniciar por C, seguido por I1, I2 e I3.

  • Gabarito: Letra C! Backup incremental: Um backup incremental copia somente os arquivos criados ou alterados desde o último backup normal ou incremental. e os marca como arquivos que passaram por backup (o atributo de arquivo é desmarcado). Se você utilizar uma combinação dos backups normal e incremental, precisará do último conjunto de backup normal e de todos os conjuntos de backups incrementais para restaurar os dados.

    Fonte: https://technet.microsoft.com/pt-br/library/cc784306(v=ws.10).aspx

  • O I3 foi realizado às 7h. Todos os arquivos criados ou modificados das 7h às 18h estão em I4, não? A alternativa C estaria incorreta.

  • Eduardo Silva, também pensei como você. Alguém poderia sanar essa dúvida???
  • Gabriela e Eduardo, o I4 só será realizado na quinta feira às 7 horas da manhã. Portanto, às 18 horas da quarta feira ainda não existe o backup incremental I4.

  • Concordo com o Eduardo. Para se ter uma restauração completa de Quarta (I3) é necessário se esperar até 7hs da manhã de Quinta (I4). Alguém poderia ajudar?

  • Alguém saberia dizer se há uma real necessidade de fazer os backups incrementais na sequência em que foram gravados? C, i1, i2 e i3?

  • Favor solicitar comentário do professor!


    Avante!

  • Incremental – um backup Incremental copia somente os arquivos criados ou alterados desde o último backup normal ou incremental, e os marca como arquivos que passaram por backup (o atributo de arquivo é desmarcado). Se você utilizar uma combinação dos backups normal e incremental, precisará do último conjunto de backup normal e de todos os conjuntos de backup incrementais para restaurar os dados.

    O que grava? Arquivos e pastas criados ou alterados após o último backup;

    Limpa os marcadores? Sim;

    Compacta os arquivos e controle de erros? Sim;

    Detalhes: É o backup mais rápido, mas a restauração pode ser demorada. Usa pouco espaço de mídia.

  • Natalia sobre sua pergunta (Alguém saberia dizer se há uma real necessidade de fazer os backups incrementais na sequência em que foram gravados? C, i1, i2 e i3?): 

    Não sei se na sequencia exata, ou na periocicidade exata. Mas pense bem, se uma empresa realiza somente o Backup semanal no domingo e durante a semana toda realizou varios processos importantes, armazenando em seu servidor diversos dados importantes. De repente na sexta um evento faz queimar o servidor. No caso a empresa perderia todos os dados da semana. 

    Fazendo backups mais periodicos os dados perdidos são bem menores. E quando se trata de informação e trabalho perdido temos que ser prudentes. 

    Espero ter ajudado! Abraço a todos! 

     

  • Sobre a alternativa "D":

     

     

    Caso fosse utilizado, de segunda a sábado, backups do tipo DIFERENCIAL, esta alternativa também estaria certa, pois o backup diferencial copia e não marca, copiando, deste modo, a cada dia, todos os arquivos novos desde o último normal.

  • A cópia de segurança dos dados do usuário, ou backup, tem diferentes métodos para realização. Cada um tem suas vantagens e desvantagens. E também características de operação.
    O backup incremental contém as novas informações criadas após o backup completo.
    Se o usuário precisa restaurar as informações perdidas na QUA 18:00, deverá usar o backup completo (DOM) e as cópias incrementais (SEG, TER, QUA).
    Observe também que as outras alternativas não são adequadas.
    A letra A, por exemplo, cita uma situação que não é possível prever, devido à quantidade variável de informação produzida a cada dia.
    A letra B não é possível, porque a cópia incremental foi realizada às 07:00
    A letra D também não é viável, porque cada cópia incremental tem somente as novas informações daquele período. E se o arquivo estivesse na SEG (cópia incremental 1) ? Não seria recuperado usando somente o I3.
    Gabarito: Letra C.



  • eu desisto, larguei essa matéria

  • Backup Completo : É a cópia completa de todos os arquivos.


    Backup Diferencial: Faz a cópia apenas das últimas modificações relativas ao último backup completo


    Backup Incremental: Faz a cópia das últimas alterações relativas ao útlimo backup.

  • Eu não entendo foi absolutamente nada! Meu Deus, como vou acertar 10 questões dessa no chute? Vou na Macumbeira antes da prova.

  • diferencial é recomendado se você precisa de uma restauração mais rápida, enquanto o incremental permite executar um backup com sucesso em menor tempo. Já o backup full é o ponto de partida para os demais e sempre inclui todos os arquivos.

    Backup incremental - o sistema verificará quais arquivos foram alterados desde o último evento e, havendo alteração, só copiará os que forem mais atuais. Esse processo gera um fragmento de backup a cada operação, menor que a cópia completa dos dados.

    backup diferencial  - inclui todos os arquivos novos e modificados desde o último backup full, não importa se houve outros backups incrementais ou diferenciais executados desde o último backup de dados completo. Ou seja, esse mecanismo resulta em backups maiores.