-
Uma das manipulações de dados mais comum é o transporte entre dados que estão em linhas para colunas e vice-versa. Este transporte é conhecido como pivotar dados, fazer referência cruzada ou rotacionar dados. O padrão SQL não sugere nenhuma opção específica para esta manipulação que geralmente fica sob a responsabilidade da interface da aplicação que apresenta os dados para o usuário.
FONTE: http://www.devmedia.com.br/pivotando-dados-no-sql-parte-01/9724
A pivotagem é o procedimento de tornar linhas em colunas e vice-versa. Por isso, seria utilizada uma tabulação cruzada bidimensional.
Para saber mais: http://www.learn.geekinterview.com/data-warehouse/data-profiling/what-is-data-pivot.html
-
Não entendi a parte: "que é uma agregação de sistemas OLAP". Não ficou amplo de mais?
-
E acrescento outra pergunta: por que bidimensional? Não pode ser feito num cubo, nas três dimensões?
-
Agregação de dados não é roll-up?
-
As consultas em sistemas OLAP visam obter dados agregados, então poder-se-ia afirmar que essa operação é uma agregação. Até aí tudo bem! Em seguida, temos o trecho "utiliza-se uma tabulação cruzada bidimensional, como um pivô de duas dimensões", que é um pouco confuso. Podemos extrair que a ideia aqui é visualizar os dados em uma forma bidimensional produzida a partir da rotação do cubo, através de um eixo (pivô).
Isso está correto, já que as ferramentas de navegação OLAP, apesar de trabalharem com um hipercubo multidimensional, permitem visualizar os resultados em formato de tabela (bidimensional).
A seguir, veja um exemplo de uma consulta realizada em ferramenta OLAP real. Observe os resultados na parte inferior da imagem e veja como as dimensões Categoria de Produto, Mês e Território de Vendas estão distribuídas em formato tabular. Podemos dizer que essa é uma Face do cubo. Um exemplo de operação de rotação seria colocarmos os locais de venda nas linhas e as categorias de produto e meses nas colunas.
Fonte: https://www.ptr.co.uk/blog/sql-server-mdx-working-more-two-axes
-
Pessoar, pivotar os dados, segundo[1], significa pura e simplesmente "trocar linhas por colunas" na exibição dos resultados; e isso é feito em uma tabela bidimensional. Vocẽ pode fazer isso em qualquer sistema q trabalhe com tabelas, como BD, Excel ou OLAP.
Achei essa questão meio chula...mas não tá errada não.
Fonte:
[1] Conversando Sobre Banco De Dados, Mauro Carlos Pichiliani
-
Cortar em duas dimensões não seria Slice?
O pivot representa rotação, mas não necessariamente em duas dimensões...
-
Famosa questão wildcard da CESPE.
"Agregação de sistemas OLAP", nem o examinador sabe o que ele queria dizer com isso..
-
(CESPE/2021/SEFAZ-AL) Em um sistema OLAP, pivoteamento é a operação de mudar as dimensões utilizadas em uma tabulação cruzada em um cubo de dados multidimensional. Gabarito: certo