SóProvas


ID
1817266
Banca
CS-UFG
Órgão
Prefeitura de Goiânia - GO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Podem ser considerados exemplos de medidas de política fiscal para conter a inflação de demanda:

Alternativas
Comentários
  • LETRA C:


    A inflação de demanda (inflação dos compradores) refere-se ao excesso de demanda agregada em relação à produção disponível de bens e serviços, havendo uma defasagem entre a oferta e a procura. Ocorre quando os meios de pagamento crescem além da capacidade de expansão da economia, ou antes da produção estar em plena capacidade, ocorre uma procura superior a oferta de produtos, ocasionado um aumento nos preços e consequentemente, uma perda contínua no poder de compra da população.


    Para combater um processo inflacionário de demanda, a política econômica deve se basear em instrumentos que provoquem uma redução da procura agregada por bens e serviços, ou seja: redução dos gastos do governo, aumento da carga tributária, arrocho salarial, controle de crédito, aumento das taxas de juros, estímulo às importações e redução de exportações. 

  • Política fiscal expansionista – aumenta a demanda agregada

    Aumento dos gastos governamentais/redução de impostos – o nível de equilíbrio de renda, bem como o nível de equilíbrio de taxa de juros aumenta; Desestímulo às importações – beneficia a produção/renda nacional
    Política fiscal contracionista/restritiva - reduz a demanda agregada
    Redução dos gastos governamentais/elevação de impostos – o nível de equilíbrio de renda, bem como o nível de equilíbrio de taxa de juros reduz;
    Estímulo às importações – prejudica a produção/renda nacional

    Gabarito: Letra “C".

  • As medidas de fiscal não estão relacionadas aos gastos do governo e sua arrecadação? A elevação das importações não é consequência de algum tipo de política econômica?

  • Politicas monetarias e fiscais restritivas para conter o aumento da inflaçao, e politicas monetarias e fiscais expansionistas para combater o desemprego e aumentar a demanda agregada, ao custo de geraçao de inflaçao. 

  • Bem simples: inflação da demanda = consumo alto, para diminuir o consumo tem que aumentar a taxa de juros (pois isso diminui a oferta de moeda circulando) e aumentando a quantidade de produtos importados no país aumenta a oferta, equilibrando a demanda.

  • Comentário aprofundado:

    Política fiscal contracionista = deslocamento de IS para a esquerda no modelo ISLM.

    Curva IS >>> Y = (c0 + c1(Y – t0 – t1Y + R)) + I + G + X – M

    Elevação dos impostos = (+) t0 = (-) Y = IS para esquerda (ok!)

    Estímulo às importações = (+) M = (-) Y = IS para esquerda (ok!)

    Gabarito: C