SóProvas


ID
1818487
Banca
NUCEPE
Órgão
Prefeitura de Parnarama - MA
Ano
2014
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

“Segundo o Centro de Cultura Negra do Maranhão, existem 527 comunidades quilombolas no Estado do Maranhão, distribuídas em 134 municípios. Elas concentram-se principalmente nas regiões da Baixada Ocidental, da Baixada Oriental, do Munim, de Itapecuru, do Mearim, de Gurupi e do Baixo Parnaíba. [...]". Acesso em 14/02/2014. http://www.cpisp.org.br/comunidades/html/i_brasil_ma.html.

Sobre o texto acima podemos afirmar que  

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C. Bons estudos.

  • A- os quilombos no Maranhão são resultados da política do Império na libertação dos escravos.

    Com.: O objetivo das políticas de império na formação do estado do maranhão era justamente o contrário do que diz a alternativa, ou seja, era escravizar e explorar.

    B - os números de quilombos são consideráveis pelo fato de o Maranhão desenvolver uma política de criação de áreas sociais para a instalação das comunidades negras do Estado desde o Império.

    Com.: É possível afirmar que existe sim políticas de criação de áreas sociais para instalação de comunidades negras (ainda que em poucas quantidades), entretanto, isso não é executado desde o império.

    C- os quilombos no Maranhão são resultados de luta constante pelo seu reconhecimento e pela posse de suas terras de origem.

    Com.: Geralmente quem está presente em quilombos hoje é por uma raiz histórico-genética e cultural, com uma representatividade sentimental enorme.

    D- os quilombos no Estado do Maranhão estão passando pelo processo de extinção por falta de políticas públicas de preservação.

    Com.: Sim, estão em processo de extinção. Por outro lado, há políticas públicas em prol disso (ainda que mínimas).

    E- o Maranhão é o Estado com menor número de quilombos na região nordeste.

    Com.: Pelo contrário, está longe de ser o menor.

  • Aprofundando.

    Além de não haver interferência, por serem orações coordenadas (sem dependência sintática), o sentido se mantém preservado, pois mesmo com o ponto, continua subentendido o referente.

    Trata-se de angústia análoga àquela de uma criança (faz referência a todos esses atos de liberdade...)

    todos esses atos de liberdade... (subentendido) trata-se de angústia análoga àquela de uma criança

    AVANTE...