-
A APRESENÇA DO CERRADO NO CENTRO DO MARANHAO E NO SUL DO ESTADO
-
O Cerrado é o segundo maior bioma da América do Sul.
Ele representa mais da metade de todos os biomas existentes no Estado (60% do Maranhão). No cerrado maranhense, tem destaque o Parque Nacional da Chapada das Mesas, que possui vegetação semelhante, com relevo diferenciado e quedas de água. É um dos biomas que atualmente sofre grande risco devido ao agronegócio principalmente da soja.
-
% de biomas no Maranhão:
Bioma amazônia: 34,78% do território
Bioma Cerrado: 64,09 % do território
Bioma Caatinga: 1,13% do território
-
O Cerrado, representa mais da metade de todos os biomas existentes no Estado (60% do Maranhão). No cerrado maranhense, tem destaque o Parque Nacional da Chapada das Mesas, que possui vegetação semelhante, com relevo diferenciado e quedas de água. É um dos biomas que atualmente sofre grande risco devido ao agronegócio principalmente da soja.
Fonte: http://www.arquidiocesedesaoluis.org/destaques/noticia/2017/07/conheca-e-entenda-os-biomas-maranhenses.html
-
O Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) tem como objetivo analisar as questões ligadas ao meio ambiente da Região Norte.
O Cerrado constitui o maior bioma do Estado do Maranhão.
A serra dos Carajás é rica em minérios, porém precisa construir a estrada de ferro para escoar sua produção.
As atuações dos grileiros nos últimos anos no Maranhão foram anuladas pela ação do Estado mais enérgico no controle sobre a terra.
O Maranhão é dominantemente um Estado de povo não mestiço, pois sua colonização europeia por parte dos franceses teve predominância.