SóProvas


ID
1819336
Banca
VUNESP
Órgão
Câmara Municipal de Itatiba - SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Trata-se da estrutura básica da escrituração contábil, formada por um conjunto de contas previamente estabelecido, que permite obter as informações necessárias à elaboração de demonstrações contábeis. Seu principal objetivo é estabelecer normas de conduta para o registro das operações da organização e para a sua montagem. Tal estrutura deve, ainda,

I. atender às necessidades de informação da administração da empresa;

II. observar formato compatível com os princípios de contabilidade e com a norma legal de elaboração do balanço patrimonial e das demais demonstrações contábeis;

III. adaptar-se tanto quanto possível às exigências dos agentes externos, principalmente às da legislação do Imposto de Renda.

O texto refere-se a

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra C
     

    OBJETIVOS DO PLANO DE CONTAS
     

    Seu principal objetivo é estabelecer normas de conduta para o registro das operações da organização e, na sua montagem, devem ser levados em conta três objetivos fundamentais:

    a) atender às necessidades de informação da administração da empresa;

    b) observar formato compatível com os princípios de contabilidade e com a norma legal de elaboração do balanço patrimonial e das demais de­monstrações contábeis (Lei 6.404/76, a chamada "Lei das S/A”);

    c) adaptar-se tanto quanto possível às exigências dos agentes externos, principalmente às da legislação do Imposto de Renda.

    http://www.portaldecontabilidade.com.br/guia/planodecontas.htm
    bons estudos

  • O que é plano de contas?


    Plano de contas, também conhecido como elenco de contas, é um conjunto das contas da empresa com o objetivo de reunir e organizar as contas da empresa de uma forma útil e detalhada. Ao invés de criar diversos planos de contas separados para cada tipo de conta que a empresa possui, o plano de contas permite reunir todas em um único documento.

    A ideia principal é permitir que o empresário visualize melhor as suas contas e entenda a relação existente entre elas. Um plano de contas bem detalhado pode ser de grande utilidade tanto para o contador da empresa quanto para o seu dono.

  • ITG 2000 (R1) – ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL

    4. O nível de detalhamento da escrituração contábil deve estar alinhado às necessidades de informação de seus usuários. Nesse sentido, esta Interpretação não estabelece o nível de detalhe ou mesmo sugere um plano de contas a ser observado. O detalhamento dos registros contábeis é diretamente proporcional à complexidade das operações da entidade e dos requisitos de informação a ela aplicáveis e, exceto nos casos em que uma autoridade reguladora assim o requeira, não devem necessariamente observar um padrão pré-definido.

  • Um plano de contas é uma peça da técnica contábil que estabelece previamente a conduta a ser adotada na escrituração, através da exposição das contas em seus títulos, funções, funcionamento, grupamentos, análises, derivações, dilatações e reduções. É um conjunto de normas e intitulação de contas, previamente estabelecido, destinado a orientar os trabalhos da escrituração contábil.

    Cada empresa deverá elaborar seu plano de contas mediante adaptação a suas peculiaridades de operação, necessidades internas, transações e contas específicas. Ao preparar um projeto para desenvolver um plano de contas, a empresa deve ter em mente as várias possibilidades de relatórios gerenciais e para uso externo e, dessa maneira, prever as contas de acordo com os diversos relatórios a serem produzidos.

    A elaboração de um bom plano de contas é fundamental no sentido de utilizar todo o potencial da contabilidade e seu valor informativo para os inúmeros usuários.

    Com isso, correta a alternativa C.

  • Gab: C

    Ótima questão para revisar plano de contas!