SóProvas


ID
1819411
Banca
UFMT
Órgão
IF-MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Sobre o golpe civil-militar de 31 de março de 1964, Jorge Ferreira escreveu:

O Governo trabalhista, a sociedade brasileira e nem mesmo os patrocinadores da derrocada da democracia perceberam que, em abril de 1964, ocorrera um novo tipo de golpe.

(FERREIRA, J. O governo Goulart e o golpe civil-militar de 1964. In: FERREIRA, J. e DELGADO, L. A. N. (orgs.). O tempo da experiência democrática: da democratização de 1945 ao golpe civil militar de 1964. O Brasil Republicano; v.3. Rio de Janeiro: Ed. Civilização Brasileira, 2003.) 

Que característica pode ser apontada como constitutiva desse “novo tipo" de golpe verificado em 1964?

Alternativas
Comentários
  • O Gope Militar que durou (1964-1985). No gope militar muitos apoivam, porém com o tempo os militares foi ficando sem apoio. Os políticos foram os Generais: Castello Branco, Costa e Silva, Emílio Médici, Geisel e Figueiredo.

     

    Gabarito:B

  • As forças armadas, abrindo mão da função moderadora, construíram um projeto próprio para o Brasil, ocuparam o papel de protagonistas e receberam apoio de parte da elite política.

    Tradicionalmente as Forças Armadas sempre haviam exercido um papel de Poder Moderador. O Golpe de 1964 foi construído pelas Forças Armadas com apoio de parte da elite política do país, podemos citar por exemplo O Alto Clero da Igreja Católica e as Organizações da Sociedade Civil, por conta desses podemos dizer que o golpe não foi em si militar, mas sim Civil-Militar.

    Gabarito: Letra B.