SóProvas


ID
1819420
Banca
UFMT
Órgão
IF-MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
História
Assuntos

[...] essa é a zona pioneira que pioneira vai ficando nas mãos dos latifundiários [...] para sua grilagem.

(Carlos Lacerda apud MOREIRA, V.M.L. Os anos JK: industrialização e modelo oligárquico de desenvolvimento rural. In: FERREIRA, J. e DELGADO, L. A. N. (orgs.). O tempo da experiência democrática: da democratização de 1945 ao golpe civil militar de 1964. O Brasil Republicano; v.3. Rio de Janeiro: Ed. Civilização Brasileira, 2003.) 

Durante o governo de Juscelino Kubitscheck, simultaneamente à construção da nova capital, desenvolveu-se uma expansão desordenada do modelo agrário oligárquico. Como consequência desse processo, vários conflitos entre população local e grileiros foram registrados. Um em particular atingiu o Norte de Goiás, durou sete anos, e levou a sua grande liderança a ser eleita deputado estadual. Esse conflito ficou conhecido como 

Alternativas
Comentários
  • que chute kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.

  • hahhaha acertei pq fui peo nome da cidade de Formoso que fica em Goiás kkkkkkkkk

  • Kkk eu também Walker

     

  • c) Revolta de Trombas e Formoso.

     

     

     

    A Revolta de Trombas e Formoso ocorreu na região norte do estado de Goiás, de 1950 a 1957. A luta tinha de um lado camponeses sem terra e, do outro, grileiros. Os combates desenvolveram-se tanto no terreno da luta política institucional, quanto da luta armada propriamente dita. A Revolta foi uma das poucas lutas camponesas vitoriosas no Brasil republicano. Após a vitória do movimento, o camponês José Porfírio foi eleito deputado estadual. A região de Trombas e Formoso desenvolveu-se. Muitas outras conquistas no que tangem à produção e organização política foram alcançadas pelos camponeses.

     

     

    FONTE: https://trombaseformoso.wordpress.com/2009/02/24/trombas-e-formoso-a-vitoria-dos-camponeses/