SóProvas


ID
1820569
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

A respeito de sistemas de gerenciamento de conteúdo e de acessibilidade, julgue o seguinte item.

Plone é uma extensão do CMF (content management framework), desenvolvido na linguagem Python, que utiliza o servidor Zope e tem a desvantagem de somente ser compatível com o banco de dados ZODB (zope object database).


Alternativas
Comentários
  • Somente compatível com o ZODB é duro. Aceito em quase todas as plataformas.

  • ERRADO.

    Plone é um sistema de gestão de conteúdos de código aberto, baseado em um framework para gestão de conteúdos (CMF), desenvolvido no topo do servidor de aplicações Zope, escrito na linguagem Python. Plone herda as funcionalidades do CMF/Zope e, assim como o Zope, se benefica de uma política de desenvolvimento baseada no trabalho colaborativo de uma comunidade crescente de usuários distribuída pelo mundo inteiro. O Plone roda em praticamente qualquer plataforma.

    O Plone oferece amplo suporte as especificações da World Wide Web Consortium - W3C que estabelece padrões web, dentre eles, tem-se o XHTML, CSS, Acessibilidade e outros padrões que garantem a qualidade e compatibilidade com diferentes browsers e dispositivos.

    Todo o conteúdo pode ser armazenado em um banco de dados, que pode ser o ZODB ou quaisquer outros bancos de dados, seja orientado a objetos ou relacional.

  • https://pt.wikipedia.org/wiki/Plone

  • Método Nishimura na veia!!
    hahahahaha

  • VÃO PARA PROVA ASSIM E SE SAIRÃO BEM EM PROGRAMAÇÃO ,,,, VAI NESSA JOSÉ...

  • Restringiu muito a funcionalidade da aplicação.

  • Gabarito errado

     

    Atualmente, com a internet das coisas, núvens, com a tentativa de integrar tudo, é inviável um sistema que seja compatível com apenas um banco de dados. 

     

    O  Plone é um dos mais populares e reconhecidos sistemas de gestão de conteúdos (CMS) open source. Este é um sistema de gestão de conteúdos altamente flexível e modular, apresentando um conjunto de características que o tornam uma das melhores soluções para o desenvolvimento de soluções de gestão de conteúdos para a web.

    É a tecnologia ideal para a implementação de portais colaborativos, aplicações de intranet e até portais institucionais, com grande ênfase na colaboração, delegação de responsabilidades, workflow, acessibilidade e usabilidade.

     

    https://eurotux.com/produtos-e-solucoes/solucoes-open-source/plone-solucoes/plone-1

  • recomendo a leitura à todos :

     

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Zope

     

    10 minutinhos do seu tempo que vão te esclarecer muito e salvar várias questões sobre ZOPE

     

    bons estudos!

  • Assertiva E

    Plone é uma extensão do CMF (content management framework), desenvolvido na linguagem Python, que utiliza o servidor Zope e tem a desvantagem de somente ser compatível com o banco de dados ZODB (zope object database).

    O Zope também pode distribuir conteúdo em um site de uma Intranet ou Internet.

  • ERRADO

    Plone é uma extensão do CMF(Content Management Framework), um arcabouço que surgiu a partir do Zope, um servidor de aplicações Web, de código aberto, especializado em gestão de conteúdos, portais e aplicações personalizadas. O projeto Plone surgiu em 1999 e a sua primeira versão estável foi publicada em 2001. A última versão estável do Plone (3.0.6) foi publicada em fevereiro de 2008 e está disponível para cópia sob a licença GNU/GPL.

    FONTE

    http://ww2.inf.ufg.br/sites/default/files/uploads/relatorios-tecnicos/RT-INF_002-08.pdf

  • Eu não sabia do que se tratava, mas o que me chamou a atenção pro erro foi: "tem a desvantagem de somente ser compatível com o banco de dados ZODB (zope object database)."

    O Python é uma linguagem de programação livre, roda em qualquer sistema operacional, qual a razão de se desenvolver uma aplicação que não rode em determinados servidores e banco de dados.......

    Errado!

  • A questão afirma que: "Plone é uma extensão do CMF (content management framework) [CERTO], desenvolvido na linguagem Python [CERTO], que utiliza o servidor Zope [CERTO] e tem a desvantagem de somente ser compatível com o banco de dados ZODB (zope object database) [ERRADO]".

    Plone é um tipo de sistema de gerenciamento de conteúdo (CMS, de Content Management System) escrito na linguagem Python e que roda sobre um Servidor de Aplicações Zope e sobre o framework CMF (Content Management Framework).

    O Plone pode ser usado para a construção de portais de informação em intranets, extranets e Internet. Pode ser usado também para construir sistemas de publicação de documentos ou até como ferramenta para trabalho colaborativo. O Plone roda em praticamente qualquer plataforma.

    De um jeito mais fácil: Plone é um sistema que cria conteúdo para sites, por exemplo, escrito na linguagem Python e que roda sobre o servidor Zope (nesse caso o site será um site “em Zope”) e, para fazer isso, usa um pacote de códigos prontos chamado CMF. Sobre o servidor Zope: normalmente os sites são formados por arquivos em um banco de dados, no caso do Zope, os sites são formados por objetos em bancos de dados.

    O que é CMS?

    Os CMS é um conjunto de ferramentas que ajudam a desenvolver sites mais simples, dando opções para postagens de vídeos, fotos, etc. Qualquer pessoa deve poder criar conteúdos para o seu site com ajuda de um CMS. Os mais famosos são o Jomla (intermediário), WordPress (mais fácil de usar) e o Drupal (mais difícil de usar). O Plone, pois, é um desses sistemas de gerenciamento de conteúdo.

    FONTE: Wikipédia.

  • MEC - 2015 - CESPE - A respeito de sistemas de gerenciamento de conteúdo e de acessibilidade, julgue o seguinte item. Plone é uma extensão do CMF (content management framework), desenvolvido na linguagem Python, que utiliza o servidor Zope e tem a desvantagem de somente ser compatível com o banco de dados ZODB (zope object database). [ERRADA] O lone roda em praticamente qualquer plataforma.

    ANTT - 2013 - CESPE - Julgue os itens a seguir, com relação às tecnologias empregadas nos servidores de aplicação web. O Zope é um servidor de aplicações web, escrito em Python, com banco de dados orientado a objetos ZODB. O Zope não permite a criação de aplicações web embasadas em componentes. [ERRADA] O Zope é um servidor de aplicações web, escrito em Python, com banco de dados orientado a objetos ZODB, que permite a criação de aplicações web embasada em componentes já que o suporte a componentes é a principal função de um servidor de aplicação, seja ele em qualquer linguagem de programação.

    MPOG - 2013 - CESPE - Um sítio web com Zope, um servidor de aplicações web escrito em Python, é formado por objetos em arquivos, tal como a maioria dos servidores de aplicação web. [ERRADA] Errada, pois os objetos estão em bancos de dados e não em arquivos.

    SERPRO - 2013 - CESPE - Um dos mecanismos de criação de modelos de páginas fornecido pelo Zope é o ZPT, que disponibiliza uma quantidade limitada de recursos, estimulando a implementação de lógica em scripts Python que são invocados nos modelos. [CERTA] O Zope fornece dois mecanismos para a criação de modelos de páginas: Dynamic Template Markup Language (DTML: Linguagem Dinâmica de Marcação de Modelos), e Zope Page Templates (ZPT: Modelos de Páginas Zope). ZPT proporciona apenas um conjunto limitado de recursos, estimulando os programadores a implementar a lógica em scripts Python à parte, que são apenas invocados (e não incluídos) nos modelos.

    BANCO DA AMAZÔNIA - CESPE - 2010 - Zope é um servidor de aplicação open source desenvolvido utilizando-se exclusivamente a linguagem Python. O Zope possui banco de dados orientado a objetos integrado denominado Plone. [ERRADA] O banco de dados do ZOPE chama-se ZODB, não é desenvolvido utilizando-se apenas a linguagem Pyhton, mas também a C++ e Plone é um sistema robusto de gerenciamento de conteúdo escrito na linguagem Python e que é executado sobre o Servidor de Aplicações Zope e sobre o framework CMF (Content Management Framework).

  • oi NASA, tô chegando !