SóProvas


ID
1820590
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Uma empresa que realiza vendas pela Internet pretende expandir seu modelo de negócio e sua forma de atendimento, passando também a alugar produtos e a atender seus clientes por meio de aplicativos para dispositivos móveis. Considerando essas informações, julgue o item a seguir.

Caso os conceitos de DDD (domain-driven design) tenham sido utilizados, a alteração em blocos de construção do tipo fábrica será suficiente para atender às novas necessidades da empresa


Alternativas
Comentários
  • As classes são responsáveis pelo processo de criação dos agregados ou objetos de valores, caso queira criar classe para atender novas necessidades não será suficiente alteração da fébrica, mas sim uma nova.

  • Caso os conceitos de DDD (domain-driven design) tenham sido utilizados, a alteração em blocos de construção do tipo fábrica será suficiente (ERRADO: será insuficiente) para atender às novas necessidades da empresa.

     

    Para atender às novas demandas da empresa seria necessário fazer alterações na camada de interface e criação de novos blocos como: entidade, fábrica, objetos de valores etc.

    FONTE: http://www.agileandart.com/2010/07/16/ddd-introducao-a-domain-driven-design/

  • Errado.

    Para a construção da camada de domínio/negócio é utilizado um padrão chamado blocos de construção. Que podem ser:

    - Entidades: classes de objetos que necessitam de uma identidade. Normalmente são elementos do domínio que possuem ciclo de vida dentro da aplicação: um Cliente, por exemplo, se cadastra no sistema, faz compras, se torna inativo, é excluído, etc.

    - Objetos de Valores: objetos que só carregam valores, mas que não possuem distinção de identidade. Bons exemplos de objetos de valores seriam: strings, números ou cores.

    - Agregados: compostos de Entidades ou Objetos de Valores que são encapsulados numa única classe. O Agregado serve para manter a integridade do modelo. Elegemos uma classe para servir de raiz do Agregado. Quando algum cliente quiser manipular dados de uma das classes que compõem o Agregado, essa manipulação só poderá ser feita através da raiz;

    - Fábricas: classes responsáveis pelo processo de criação dos Agregados ou dos Objetos de Valores. Algumas vezes, Agregados são relativamente complexos e não queremos manter a lógica de criação desses Agregados nas classes que o compõem. Extraímos então as regras de criação para uma classe externa: a fábrica;

    - Serviços: classes que contém lógica de negócio, mas que não pertence a nenhuma Entidade ou Objetos de Valores.

    - Repositórios: classes responsáveis por administrar o ciclo de vida dos outros objetos, normalmente Entidades, Objetos de Valor e Agregados. Os repositórios são classes que centralizam operações de criação, alteração e remoção de objetos.

    - Módulos: abstrações que têm por objetivos agrupar classes por um determinado conceito do domínio.