-
Um arquivo sequencial indexado é formado pelo arquivo de registro ordenado fisicamente + índices.
Entretanto admite áreas de extensão no arquivos de registros, de forma que nem sempre se tem acesso direto a um registro.
Fonte: http://www.ufpa.br/sampaio/curso_de_estdados_2/organizacao_arquivos/organizacao_arquivos.htm#5
-
ERRADO
Se arquivo é sequencial, ele automaticamente é ordenado, logo não há necessidade de índices. O índice nesse caso não altera em nada a performance, POIS O ARQUIVO JÁ ESTÁ ORDENADO.
-
O erro da alternativa é dizer que o índice levará diretamente ao registro pesquisado. Como as bancas utilizam muitas variações nos termos, a redação causa uma dúvida se o “arquivo sequencial” mencionado é um arquivo ordenado (em que os registros seguem uma ordem sequencial com base em determinado atributo), ou se é um arquivo heap (em que a inserção dos registros é feita de forma sequencial). Pelo contexto, acredito que se trate realmente de um arquivo ordenado.
De todo modo, a criação de um índice não garante que ele levará diretamente ao registro pesquisado. Índices esparsos levam somente ao bloco de dados, ao fazer referência para o âncora do bloco, no caso de índices primários, ou à primeira ocorrência de um valor não chave, no caso de um índice de clustering.
Gabarito: E
-
Está afirmativa do concurseiro de ti sobre arquivos sequenciais não precisar de índices carece de fontes.
-
Um arquivo sequencial indexado apresenta ganho de desempenho nas consultas, uma vez que o índice utilizado leva diretamente ao registro pesquisado.
Sobre esse assunto, eu achei a seguinte fonte{1]:
Segundo[1], Uma organização de arquivo comum usada no processamento de dados comercial é um arquivo ordenado
com um índice primário multinível em seu campo de chave de ordenação. Essa organização é chamada de arquivo sequencial indexado(...). O primeiro nível é um índice de cilindro, que tem o valor de chave de um registro de âncora para cada cilindro de um disk pack ocupado pelo arquivo e um ponteiro para o índice de trilha para o cilindro. O índice de trilha tem o valor de chave de um registro de âncora para cada trilha no cilindro e um ponteiro para a trilha. Esta trilha pode então ser pesquisada de forma sequencial para o registro ou bloco desejado.
Um índice multinível reduz o número de blocos acessados quando se pesquisa um registro, dado seu valor de campo de indexação. Ainda enfrentamos os problemas de lidar com inserções e exclusões de índice, pois todos os níveis de índice São arquivos ordenados fisicamente.
Então, eu acho que a primeira parte da questão tá certa. Realmente, o tempo de busca diminui. O erro tá na parte "o índice utilizado leva diretamente ao registro pesquisado". Conforme a fonte, não leva diretamente, pois há mais de um nível a percorrer. No caso, o índice utilizado leva a um ponteiro q aponta para uma trilha no disco.
Foi assim q interpretei esse texto. Se aguem tiver opinião diferente, fique à vontade.
Fonte:
[1] E&N, SBD
-
A questão fez uma mistura entre índices esparsos e índices densos.
Índices esparsos => utiliza como base da indexação um atributo sequencial/ordenado, dessa forma para otimização os índices apontam para blocos.
Ex: bloco 1 (id_aluno 0 - 10) ; bloco 2 (id_aluno 11 - 20) ....
Índices densos => como não se baseia em atributo sequencial/ordenado, cada índice vai apontar para um registro específico.
A questão erra em dizer que sendo o arquivo sequencial o índice leva diretamente ao registro.
-
Um arquivo sequencial indexado apresenta ganho de desempenho nas consultas, uma vez que o índice utilizado leva diretamente ao registro pesquisado.
Acredito que o certo seria bloco e não registro, visto que a partir do início do bloco é possível percorrer os registros em ordem.
Fonte: http://wiki.icmc.usp.br/images/f/f7/SCC0542012015tiposIndices.pdf