SóProvas


ID
1821640
Banca
VUNESP
Órgão
MPE-SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

   O Órgão Especial do Tribunal de Justiça (TJ) de São Paulo determinou a suspensão do fornecimento da substância fosfoetalonamina, nesta quarta-feira (11.11.2015).
   Mais de duas mil liminares já tinham pedido a droga, que era distribuída pela USP São Carlos. A USP recorreu, afirmando que não tinha condições de produzir o remédio em larga escala e que, além disso, não há pesquisas que atestem a eficácia da droga.
(http://goo.gl/R8iSzt. Adaptado)
Supostamente, a droga teria efeito

Alternativas
Comentários
  • "O Órgão Especial do Tribunal de Justiça (TJ) de São Paulo determinou a suspensão do fornecimento da substância fosfoetalonamina, nesta quarta-feira (11). Assim, foram cassadas todas as liminares de primeira instância que obrigavam a Universidade de São Paulo (USP) a fornecer as polêmicas pílulas que supostamente teriam algum efeito contra o câncer. Também foi proibido que juízes do Estado tomem decisões futuras sobre o assunto."

    http://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2015/11/11/tj-cassa-liminares-que-obrigavam-a-usp-a-fornecer-capsulas-contra-cancer.htm

  • Dilma sanciona lei que libera produção e venda da "pílula do câncer"

    Do UOL, em São Paulo

    14/04/2016 06h28

     

    A presidente Dilma Rousseff sancionou a lei que permite a comercialização e uso da chamada "pílula do câncer da USP" mesmo sem registro da Anvisa, apesar de estudos científicos não terem apontado nenhuma eficácia de sua substância, a fosfoetanolamina sintética, no tratamento da doença. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (14).

    Na terça, a Casa Civil recomendou à presidente a liberação do uso da substância para evitar qualquer ameaça de desgaste (e de perda de votos) às vésperas da votação do impeachment na Câmara.

    O texto do projeto de lei permite que pacientes diagnosticados com câncer usem a substância por livre escolha, desde que assinem termo de consentimento e responsabilidade, antes de concluídas as pesquisas científicas para seu registro definitivo na Anvisa. 

     

    Notícia atualizada em: http://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2016/04/14/pilula-do-cancer.htm 

     

     

     

  • Esse caso foi muito falado na midia, já que monstrou que uma possivel cura do cancêr ou o seu retardamento de efeitos agravantes poderia ser retardados com o seu uso, mas o mesmo medicamento que traria a salvação para milhares de pessoas com a doença, causou uma polêmica entre a justiça, saúde, paciêntes e sociedade em si.

     

    Bons estudos e fé em Deus sempre meus caros amigos de concursos.

  • Temas relacionados a saúde pública são frequentemente abordados e devem ser acompanhados com atenção em seus aspectos estruturais e implicações para a sociedade. O texto associado aborda uma decisão judicial que suspendeu a distribuição de um determinado medicamento. O enunciado questiona qual o efeito do medicamento em questão.
    A) Doença tradicionalmente presente em boa parte da população já possui protocolos de tratamento bem desenvolvidos sem grandes descobertas recentes. 

    B) Um dos grandes desafios da humanidade a enfermidade conta com diversas formas de tratamento e justamente por conta dessa diversidade que tratamentos sem comprovação científica são constantemente oferecidos como possibilidade de cura. A substância em questão no fim das contas não só não oferecia resultados adequados ao tratamento do câncer como depois de adquirir grande visibilidade por conta do episódio jurídico, passou a ser oferecida como suplemento alimentar e tornou-se caso de polícia por acusação de fraude em sua composição. 
    C) Esta enfermidade conta com prevenção em forma de vacina e amplos tipos de tratamento disponíveis atualmente.
    D) Enfermidade que assola milhões de pessoas conta com grande quantidade de tratamentos e não é a doença em questão.

    E) Doença de alto grau de letalidade que demanda grande quantidade de cuidados nos afetados, não conta com grandes descobertas em seu combate em tempos recentes. 

    GABARITO DO PROFESSOR: B