SóProvas


ID
1821646
Banca
VUNESP
Órgão
MPE-SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Em setembro de 2015, o Ministério da Cultura anunciou como o Brasil concorreria a uma vaga na disputa pelo Oscar 2016. Em dezembro, a notícia foi que o Brasil ficaria mais um ano de fora da corrida por um Oscar.

O Brasil seria representado

Alternativas
Comentários
  • "O Brasil ficará mais um ano de fora da corrida por um Oscar. 'Que horas ela volta?', filme dirigido por Anna Muylaert e protagonizado por Regina Casé que havia sido o indicado brasileiro a concorrer ao prêmio de maior prestígio do cinema, ficou de fora de uma lista prévia com nove nomes publicada pela Academia nesta quinta-feira (17)."

    http://g1.globo.com/pop-arte/oscar/2016/noticia/2015/12/que-horas-ela-volta-fica-fora-de-lista-de-oscar-de-melhor-filme-estrangeiro.html

  • 'Que horas ela volta?' fica fora de lista de Oscar de melhor filme estrangeiro.

    Filme de Anna Muylaert com Regina Casé era indicado brasileiro ao prêmio.
    Academia publicou lista prévia com nove selecionados ao troféu.

     

    O Brasil não tem um filme indicado na categoria de melhor longa de idioma estrangeiro desde 1999, quando concorreu com "Central do Brasil", produção dirigida por Walter Salles e protagonizada por Fernanda Montenegro.

    "Que horas ela volta?" pode ter ficado de fora da lista do Oscar, mas ainda pode ganhar na categoria da Critic's Choice Awards, premiação organizada pelos críticos cinematográficos dos EUA e do Canadá que acontece no dia 17 de janeiro de 2016.

     

    http://g1.globo.com/pop-arte/oscar/2016/noticia/2015/12/que-horas-ela-volta-fica-fora-de-lista-de-oscar-de-melhor-filme-estrangeiro.html

  • Premiações culturais como Oscar, Globo de Ouro ou grandes festivais em geral são eventos que precisam ser acompanhados atentamente já que movimentam a indústria da cultura por todo o globo e as obras, artistas e demais membros passam a gozar de grande prestígio após as premiações. O texto associado aborda a indicação brasileira  ao Oscar e o enunciado questiona quem seria o representante nacional na premiação.
    A) A importante atriz brasileira já concorreu a estatueta de melhor atriz com Central do Brasil em 1999.

    B) O curta metragem brasileiro não foi indicado a premiação.

    C) O longa brasileiro lançado em 2015 envolto em polêmicas sobre seu financiamento e tempo de produção não foi indicado ao Oscar.
    D) Esta obra foi uma série para veiculação em "streaming" e como não se trata de um longa metragem não pode concorrer a premiação. 
    E) O filme estrelado por Regina Casé aborda relações de classe no Brasil entre patrões e a empregada doméstica e sua filha. Foi sucesso de público e crítica mas infelizmente não conquistou a premiação. 
    GABARITO DO PROFESSOR: E