SóProvas


ID
1822045
Banca
FGV
Órgão
Câmara Municipal do Recife-PE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

Certos ataques de rede podem ser caracterizados como ataques “man-in-the-middle". Pode-se citar como exemplo desse tipo de ataque:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: A.

     

    Man-in-the-middle

     

    ARP Cache Poisoning           DNS Spoofing                        Session Hijacking       SSL Hijacking

  • Gabarito A

    man-in-the-middle (pt: Homem no meio, em referência ao atacante que intercepta os dados) é uma forma de ataque em que os dados trocados entre duas partes (por exemplo, você e o seu banco), são de alguma forma interceptados, registrados e possivelmente alterados pelo atacante sem que as vitimas se apercebam.[1] Numa comunicação normal os dois elementos envolvidos comunicam entre si sem interferências através de um meio, aqui para o que nos interessa, uma rede local à Internet ou ambas.

    Durante o ataque man-in-the-middle, a comunicação é interceptada pelo atacante e retransmitida por este de uma forma discricionária. O atacante pode decidir retransmitir entre os legítimos participantes os dados inalterados, com alterações ou bloquear partes da informação.

    Como os participantes legítimos da comunicação não se apercebem que os dados estão a ser adulterados tomam-nos como válidos, fornecendo informações e executando instruções por ordem do atacante.

     

    Em redes de computadores, ARP spoofing ou ARP cache poisoning é uma técnica em que um atacante envia mensagens ARP (Address Resolution Protocol) com o intuito de associar seu endereço MAC ao endereço IP de outro host, como por exemplo, o endereço IP do gateway padrão, fazendo com que todo o tráfego seja enviado para o endereço IP do atacante ao invés do endereço IP do gateway.

    ARP spoofing permite com que o atacante intercepte quadros trafegados na rede, modifique os quadros trafegados e até é capaz de parar todo o tráfego. Esse tipo de ataque só ocorre em segmentos da rede de área local (local area networks - LAN) que usam o ARP para fazer a resolução de endereços IP em endereços da camada de enlace.

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

     

  • O ataque do tipo ARP-Poisoning (ou ARP-Spoofing) é o meio mais eficiente de executar o ataque conhecido por Man-In-The-Middle, que permite que o atacante intercepte informações confidenciais posicionando-se no meio de uma conexão entre duas ou mais máquinas.

     

    https://imasters.com.br/artigo/10117/seguranca/arp_poisoning/